Endocrinologista cita hábito comum que atrapalha controle da glicose
Mestre em medicina interna, a médica Jacy Alves aponta hábito que prejudica o equilíbrio da glicose, isto é, o açúcar no sangue

Controlar a glicose vai além de somente “fechar a boca” para os doces. A endocrinologista e metabologista Jacy Alves explica que, devido à correria do dia a dia, alguns hábitos “aparentemente inofensivos” podem “boicotar” os esforços de regular o nível de açúcar no sangue e, consequentemente, provocar picos glicêmicos indesejados.
Segundo a mestra em medicina interna, um hábito que prejudica o equilíbrio glicêmico é passar longos períodos sentado. A médica argumenta sobre os músculos serem os maiores “consumidores” de glicose do corpo e a falta de movimento tende a atrapalhar esse processo.
“Ficar sentado por horas a fio, mesmo que você se exercite em outro período do dia, diminui a capacidade muscular de captar essa glicose, mantendo-a em excesso no sangue”, ressaltou a especialista.
Sabendo da rotina intensa, Jacy recomenda adotar uma estratégia inteligente para evitar passar longos períodos sentados.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesA endocrinologista aconselha programar um alarme para se levantar a cada hora. Se não for possível, ela sugere que um pouco de movimento seja feito, no máximo, a cada duas horas. “Uma pequena caminhada pelo cômodo, alguns agachamentos ou um simples espreguiçar já reativam o metabolismo”, garante Jacy.
De acordo com a especialista em medicina do estilo de vida, o controle eficaz da glicose é “menos sobre restrição e mais sobre consciência e estratégia“. “Adotar pequenas mudanças conscientes no dia a dia é a chave para uma vida com mais saúde, equilíbrio e autonomia”, defende a metabologista.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.













