Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

De 300 para 46 mil seguidores, Thai de Melo Bufrem é fenômeno no Instagram

Na rede social, Thai cria conteúdo sobre maternidade, autoestima e temas atuais com muita criatividade e uma boa dose de bom humor

atualizado 22/07/2020 12:00

Thai de Melo Bufrem@thaidemelobufrem/Reprodução/Instagram

Original. No dicionário, a palavra significa “de caráter inovador”. Revela autenticidade, e pode ser usada para definir quem cria algo único, sem semelhança com outra pessoa. Todas as definições do termo fazem jus à criadora de conteúdo digital Thai de Melo Bufrem (Thaynná, nos documentos).

Nascida em Boa Vista e radicada em Curitiba, a jornalista acumulava 300 seguidores até março. Nos quatro meses da quarentena, o número saltou para 46 mil admiradores conquistados organicamente, o que a torna um verdadeiro fenômeno do Instagram.

De olho nas movimentações da rede social, a coluna Claudia Meireles deparou-se com a Thai e, obviamente, logo tratou de clicar o botão “seguir”. O ícone com criatividade de sobra concedeu entrevista sobre o sucesso no Instagram, maternidade e autoestima, temáticas abordadas pela personalidade com irreverência e uma dose de bom humor (um dos seus principais ingredientes).

Aclamada também pelo lado divertido, Thai não se cobra com a criação dos conteúdos nem define metas e muito menos programa as publicações. “Vou vivendo e fazendo. Não quero ser escrava do algoritmo e dos números. Preciso honrar minhas notas baixas em matemática e continuar vivendo no mundo de humanas”, destaca. Seja na vida, seja na internet, as pessoas costumam guiar-se pelas fórmulas que deram certo, na avaliação da jornalista.

Thai de Melo Bufrem
Em março, ela tinha cerca de 300 seguidores. Quatro meses se passaram e, agora, a jornalista soma 46,6 mil admiradores

Thai considera incoerente a atitude de seguir um padrão, pois cada indivíduo tem particularidades a serem exploradas. Apresentada em reportagens como talentosa, autêntica, engraçada, criativa, entre outras qualidades, ela se define como  “uma pessoa que quer ser quem veio ser. Somos únicos e eu busco muito a minha individualidade”. A influencer credita o seu reconhecimento nas redes sociais à convicção de vida.

Em sua avaliação, o princípio de “ser única” é o seu diferencial e, consequentemente, a receita do sucesso. “O que faço da forma que faço só eu posso fazer. Sempre pensei: o máximo a acontecer ao seguir uma fórmula é ser algo que já existe”, garante Thai.

Boom

Usuária do Instagram há anos, ela trabalhava como vendedora em uma loja de roupas, depois, tornou-se gerente da unidade. Em um insight, a jornalista começou a fazer vídeos com as peças para vender às clientes. A maioria, amigas. Batizada de Provador da Thai, a ação era uma sátira da internet e divertia não somente a criadora, mas também quem assistia do outro lado da tela.

Thai de Melo Bufrem
A influencer divertiu os brasileiros com quadros cômicos, mas também fez os seguidores refletirem sobre temas importantes

“Comecei a Thai do Instagram como um personagem egocêntrico, uma sátira do que eu via na internet”, relembra. A iniciativa cresceu. A personalidade passou a fazer quadros sobre a própria vida. Como tudo o que é bom merece ser compartilhado e mostrado ao mundo, as amigas ficaram no pé da jornalista para abrir o Instagram. Ela ouviu o pedido e, atualmente, é a grande descoberta da quarentena.

Os seguidores passaram a sentir-se representados. Não demorou para a influencer ter o perfil “piramidado”. Inclusive, pelas fashionistas Marcella Tranchesi e Camila Coutinho. Por enquanto, Thai diz não pensar a respeito de ser uma referência: “Sou leonina. Não posso dar meio biscoito para o meu ego. Ele não suportaria”, conta.

Nas postagens, Thai faz abordagens aos excessos do mundo de modo cômico, vivência que requer treino, conforme explica. “O bom humor é um olhar diferente que você dá ao esperado. Quando a situação adversa vem, você treina encará-la de uma forma bem humorada. Se na hora não der, quando passar o calor da emoção, tente ver com outros olhos, deixando a memória mais leve”, ensina a jornalista.

Thai de Melo Bufrem
Nos conteúdos abordados, Thai busca fazer com que os seguidores tenham uma “melhor visão do mundo”

O conselho da criadora de conteúdo digital de viver a vida com mais leveza colabora com a autoestima, tópico tratado com afinco pela personalidade. A qualidade de quem se valoriza é falada, especialmente, nos quadros em que aparece “uma Thai sem filtros”. Para inspirar a autoaceitação, ela também não deixa de criticar os padrões.

“Gosto de questionar e levantar todos os aspectos para que possamos ter uma visão melhor do todo e tirarmos as conclusões que fazem sentido para nós”, reforça Thai. Em seu ponto de vista, a pandemia acelerou uma série de processos. Um deles foi a percepção do seguidor. Ao consumir mais conteúdo, ficou claro ao usuário querer um acompanhar quem tem um compromisso social.

MaTHAIrnidade

A criadora de conteúdo digital é mãe de dois meninos, Marcelo, de 10 anos, e Lorenzo, de 8. A dupla foi apelidada pela mãe de MarceLorenzo. Usada pela jornalista quando quer saber qual dos filhos fez alguma traquinagem (ou ambos), a alcunha passou a mencionada nas postagens recorrentes do maTHAIrnidade, mais um dos trocadilhos feitos com seu nome. Completam a lista, comenTHAIrios, THAIorias, expecTHAItiva, beauTHAI, mediTHAIção e o que surgir na mente da jornalista.

Thai tem compartilhado experiências sobre ser mãe com os seguidores. Independente da situação ser tratada com sátira ou maior sensibilidade, inúmeros admiradores se sentem representados nas postagens, chegando a inundar os comentários com textos de agradecimento. “Fico feliz em ver as mensagens de mães dizendo que se veem nas esquetes ou veem a própria mãe e passam a entender o outro lado de uma forma leve”, conta.

Para a mãezona, é um presente ler que alguém se sentiu aliviado em saber ser normal as vivências com os filhos. “Ninguém merece viver com culpa”, sustenta. Nas publicações da maTHAIrnidade, a protagonista conta com dois atores natos, Marcelo e Lorenzo. “Requisito não, eu ordeno né? Esqueceu que eu sou mãe? Eu mando. Preciso me utilizar dessa hierarquia”, brinca.

Como a maioria das crianças, há dias em que os garotos fazem questão de participar dos enredos, em outros, optam por ficar somente nos bastidores. Sobre a forma como os filhos veem seu sucesso e influência digital, Thai afirma que os filhos a acham muito pequena na internet. “Me lembram todo dia de acompanharem pessoas com milhões de seguidores. Sou humilhada na minha própria casa pelo Marcelo e pelo Lorenzo”, diverte-se a influencer.

Marcelo e Lorenzo de Melo Bufrem
Marcelo e Lorenzo protagonizam alguns vídeos da mãe
Presente e futuro

Thai confessa não planejar o futuro. A personalidade símbolo de reinvenção e criatividade da quarentena continuará ativa no Instagram enquanto fizer sentido. Caso sinta a atuação na rede social como um “peso”, a criadora de conteúdo digital “cai fora”, conforme explica: “Já fiz isso em outros momentos aparentemente confortáveis da minha vida, mas deixaram de fazer sentido para mim”.

“Até agora deu certo”, ressalta a personalidade acerca dos princípios adotados ao longo da carreira profissional. Atualmente, Thai tem se divertido como o trabalho feito nas redes sociais sendo quem é. O sucesso, ela avalia como fruto de estar em paz consigo e com a atividade realizada. “Nada que me tira desse eixo vale a pena”, assegura. Segundo ela, a ascensão no Instagram não impactou a vida, pois acredita ser perigoso viver sobre a expectativa do outro.

“Vivo minha vida igual, posto quando quero e quando faz sentido para mim”, frisa. Quando está on-line no Instagram, Thai dedica-se a retribuir o carinho de quem manda Direct, comenta os posts e responde os Stories. Ela se diz impressionada com a generosidade dos seus 46 mil seguidores. “Recebo muitas mensagens e torcida! Fico em choque. Essa troca, para mim, é o que mais vale”, reflete.

View this post on Instagram

Último lançamento da Estrela.

A post shared by Thai de Melo Bufrem (@thaidemelobufrem) on

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias