Teacrina: veja a “prima” da cafeína que vai turbinar seu treino

O uso é indicado àqueles que desejam obter ganhos nos exercícios físicos de alta intensidade ou apenas um pouco mais de energia

Getty ImagesGetty Images

atualizado 17/10/2019 10:57

Precisa de um termogênico para te dar um gás antes do treino e  sem efeitos colaterais? A coluna traz a resposta: teacrina, estimulante que aumenta a disposição.

Segundo o nutricionista Sidney Veloso, trata-se de uma substância como a cafeína, mas sem os efeitos adversos. É, na realidade, um composto químico mineral produzido por meio da cafeína. Ela é encontrada em alguns chás, cupuaçu, pré-treinos e no próprio café.

Pessoas com sensibilidade à cafeína podem utilizar a teacrina e ter um ótimo rendimento físico e mental sem alterar a frequência cardíaca e a pressão arterial.

O uso é indicado àqueles que desejam obter ganhos nos exercícios físicos de alta intensidade ou apenas um pouco mais de energia. Pode ser útil, também, para melhorar a concentração nos estudos e no trabalho.

Benefícios da teacriana
  • Melhora do foco / concentração;
  • Aumenta a disposição para se exercitar;
  • Reduz o estresse;
  • Melhora o humor, estimulando a produção de dopamina;
  • Influencia de uma forma favorável nas funções fisiológicas do corpo humano;
  • Diminui a sensação de fadiga e cansaço;
  • Acelera a queima de gordura.

Segundo Sidney, a grande vantagem é que não é necessário aumentar a dose com o passar do tempo, já que corpo não se acostuma a quantidades pré-estabelecidas. A cafeína, por exemplo, já não faz tanto efeito no organismo com o passar do tempo. E é aí onde mora o perigo. Doses elevadas de estimulantes podem trazer complicações severas.

Recomendação de uso

Normalmente, a dose diária fica em torno de 200mg, 30min antes da atividade física. O nutricionista faz questão de deixar uma dica: a teacrina associada à cafeína proporciona excelentes resultados. Vale evidenciar, é claro, que a combinação vale somente para aqueles que não tem problemas com a substância presente no café.

Consulte um nutricionista para ajustar a dose adequada para você!

SOBRE O AUTOR
Sabrina Mundim

Graduada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB), é especialista em Emagrecimento e Treinamento Resistido pela Universidade Gama Filho. Atualmente, colabora com o portal Metrópoles na coluna Na Medida.

Últimas notícias