Os chás podem potencializar os resultados da malhação. Saiba como

Chás verdes são termogênicos naturais. Devem ser consumidos 30 minutos antes do treino para aumentar gasto calórico

Anshu A, UnsplashAnshu A, Unsplash

atualizado 20/05/2019 9:23

Chás funcionam bem para digestão, para dormir melhor e até para acelerar o metabolismo e ajudar no emagrecimento. Há muitas opções disponíveis no mercado, principalmente, versões com chá verde que auxiliam na perda de peso. No entanto, será que é possível tomar chá para render melhor nos treinamentos físicos?

Segundo o nutricionista e educador físico Fernando Castro, a resposta é sim. Basta apostar na combinação certa. “Normalmente, chá verde, gengibre, limão, guaraná e mate são termogênicos naturais. Eles não fazem milagre, mas ajudam na estimulação do organismo antes da prática de atividade física”, explica o especialista.

Ingredientes como capim-limão, hortelã, carqueja, cavalinha e canela trazem benefícios quando misturados. Eles são diuréticos e têm efeito termogênico. Atualmente, existem misturas prontas à venda em lojas naturais ou mercados, mas você também pode ferver em casa e tomar.

A recomendação é consumir os chás 30 minutos antes de se exercitar, mas não é preciso estar em jejum. Uma boa alimentação, com carboidratos de baixo índice glicêmico para dar mais energia, aliada ao consumo de chás acelera o processo de queima de gordura. “Quem tem tendência a uma hipotensão, ou seja, pressão baixa, deve escolher os ingredientes com mais cautela, pois a canela pode provocar uma queda de energia”, alerta o especialista.

No pós-treino, os chás devem ser consumidos junto à refeição para estimular a diurese e reduzir o inchaço. Novamente, a alimentação correta tem papel fundamental para auxiliar na recuperação do organismo.

Últimas notícias