Aliados da dieta: saiba escolher chás para emagrecer e dormir melhor

Chá-verde, de hibisco, chá de gengibre são tidos como os queridinhos das dietas. Chás como de camomila e maracujá reduzem a ansiedade

Getty ImagesGetty Images

atualizado 15/01/2019 17:20

O consumo regular de chá, associado a uma dieta equilibrada e à prática de atividade física, pode auxiliar na perda de peso. O chá verde, por exemplo, que é antioxidante, acelera o metabolismo e facilita a digestão. O chá de hibisco também se popularizou por conta de suas propriedades diuréticas, que evitam a retenção de líquidos. O chá de gengibre possui ação termogênica e favorece a queima de gordura.

Mas os benefícios dos chás não se limitam às dietas para emagrecimento. Muitas preparações têm efeito calmante, como a camomila e o maracujá, que diminuem a ansiedade e, consequentemente, a compulsão alimentar. Chás calmantes também ajudam a garantir uma noite de sono melhor.

É importante, no entanto, não exagerar. Recomenda-se não tomar mais de quatro xícaras de chá por dia para não sobrecarregar o organismo (especialmente dos chás verde e preto, que contêm cafeína). Além disso, o chá não deve ser um substituto para a água.

Originado na China, o chá nasceu por volta de 2.800 a.C., quando o imperador Chen Nung tomava uma xícara de água quente e algumas folhinhas de um arbusto caíram acidentalmente no líquido fervente. O imperador acabou gostando do sabor inusitado e passou a prepará-lo. Apenas a partir de 600 d.C., o chá tornou-se a bebida oficial da China, ficando popular também em outros países e continentes.

Últimas notícias