*
 
 

Nas festas de final de ano e nas férias, o que mais ocorre é abuso na quantidade de calorias, gorduras ruins (principalmente frituras) e abuso de álcool.

Após esse período, o dr. Leandro Vaz, nutrólogo e especialista em longevidade, afirma encontrar regularmente, nos exames de sangue, sobrecargas no fígado, rins, pâncreas, além de aumento da glicose, do colesterol e ácido úrico. Tais condições podem acarretar em graves problemas de saúde se não forem corrigidas rapidamente.

Pensando nisso, Leandro deu conselhos que devem ser seguidos tão logo voltarmos para casa após um longo período de férias. Confira!

1. Voltar a ingerir de dois a três litros de água por dia, pois o álcool, o sol, o sal e a diminuição do consumo de líquido causam muita retenção, o que, além de resultar em inchaço, pode comprometer os rins. Toda toxina do fígado e dos rins é eliminada por meio da água pela urina, fezes e suor.

2. Um a três dias de detox, com mais frutas ricas em água e legumes como a alcachofra, além de saladas ricas em fibras.

3. Diminuir a quantidade de carnes gordas! Dê preferência às brancas.

4. Trocar as gorduras ruins das férias por gorduras saudáveis e anti-inflamatórias, como castanha-do-pará, nozes, castanha-de-caju, azeite, açaí, coco, linhaça, chia, além de peixes ricos em ômega 3 – entre eles estão atum, bacalhau e sardinha.

5. Retomar a atividade física de forma gradual. O ideal é começar leve na primeira semana, com um dia de intervalo, e intensificar os treinos a partir da segunda semana.

6. Tente seguir uma dieta saudável e faça atividade física por duas semanas, de forma disciplinada, para se livrar do peso ganho nas férias. Há pessoas que relaxam quando voltam do período de descanso e os quilos extras e sedentarismo permanecem por muito tempo, trazendo consequências ruins para a saúde.



 


Bem-estarfériasdetox