É verdade que musculação só funciona com muita carga?

Os resultados de emagrecimento ou hipertrofia muscular não estão necessariamente ligados a grandes cargas

iStockiStock

atualizado 12/03/2019 17:54

Ainda hoje existe uma crença de que musculação só traz resultados se for realizada com cargas elevadas.

Mas é importante entender que carga não é apenas peso em valores absolutos e sim no quanto ele representa, percentualmente falando, para o praticante.

A eficácia da musculação não está na carga e sim na eficiência da execução. O importante é priorizar uma velocidade adequada, intervalo de recuperação eficiente e amplitude excelente.

Provavelmente você já viu gente tentando carregar mais peso do que consegue suportar, sacrificando a boa execução e a amplitude. Também é comum ver pessoas levantando pesos aparentemente leves, mas executando de maneira correta.

A verdade é que os resultados de emagrecimento ou hipertrofia muscular não estão necessariamente ligados a grandes cargas. É possível emagrecer e aumentar a massa muscular com cargas baixas ou moderadas desde que os seus músculos cheguem próximos da exaustão (Schoenfeld et al, 2015).

Priorize uma boa execução do movimento, assim terá ótimos resultados. Busque ajuda de um profissional de educação física para orientação especializada

SOBRE O AUTOR
Sabrina Mundim

Graduada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB), é especialista em Emagrecimento e Treinamento Resistido pela Universidade Gama Filho. Atualmente, colabora com o portal Metrópoles na coluna Na Medida.

Últimas notícias