Influencer revela seus segredos para manter as unhas perfeitas e saudáveis

Com 339 mil seguidores no Instagram, Lenise de Castro nunca tirou as cutículas. Ela ensina como cuidar das unhas e livrar-se do alicate

atualizado 29/09/2020 13:24

Lenise Sbrissa de Castro unhas @lenisesca/Reprodução/Instagram

“Uma mulher com unhas feitas não quer guerra com ninguém”. Vira e mexe, o trocadilho é postado pelas seguidoras da influenciadora digital Lenise Sbrissa de Castro e repostado por ela mesma. Com mais de 339 mil admiradores no Instagram – em grande parte público feminino -, a paulista também é um estrondo no TikTok e no YouTube. A chave do sucesso da personalidade nas redes sociais está em ensinar a cuidar das unhas, esmaltá-las e, o melhor: não tirar as cutículas.

Impressionada com o conhecimento de Lenise sobre o universo nails, a coluna Claudia Meireles resolveu ir atrás da expert para aprender novas técnicas e macetes. E não apenas isso. Além de desvendar alguns truques, nosso principal objetivo é incentivar às leitoras que, por vezes, estão perdidas em como deixar as “garras” fortes e invejáveis. Vale frisar que ter unhas bonitas não é apenas sinônimo de beleza, mas também de saúde e autocuidado.

A influencer começou a presença na internet em 2014, época em que criou uma conta no Instagram com o intuito de compartilhar a rotina de estudos para concurso público. Despretensiosamente, Lenise passou a mostrar as próprias unhas devido ao tema estar em evidência. “Embora fossem curtas e fracas, eu amava ler e falar do assunto. Cabe ressaltar, eu mesma as faço desde os 12 anos”, rememora.

Lenise Sbrissa de Castro
Lenise acumula milhares de seguidores no Instagram, TikTok e YouTube ao mostrar tendências de unhas

A influencer notou um maior engajamento nas postagens protagonizadas pelas pontinhas dos dedos. Não deu outra. Lenise aumentou a frequência de conteúdos sobre unhas e esmaltes, o que reverteu no número de seguidores. Porém, para ser porta-voz da temática, ela precisava desfilar com unhas impecáveis e, por isso, precisou arrumar o seu cartão de visita:

“Comecei a cuidar mais das minhas unhas e, aos poucos, a qualidade das fotos melhoraram, o acabamento da minha esmaltação se aperfeiçoou e desenvolvi técnicas para que minhas unhas ficassem fortes e bonitas. A partir do momento que meu Instagram foi direcionado a esse tipo de conteúdo, comecei a ler mais a respeito, a fazer testes e a buscar o meu aprimoramento, por meio de vídeos no YouTube. Acompanhei especialistas e blogs, sempre de forma autodidata”.

A influenciadora jamais imaginou movimentar uma legião de fãs, inclusive profissionais que não dominavam a “arte”, e tornou-se uma expert após seguir à risca as dicas descomplicadas. Há mais de duas décadas, a paulista faz as próprias unhas, e sua bagagem de aprendizado decorreu da atividade. “Tenho plena convicção de que a prática leva à perfeição. Sou um exemplo disso, pois fui melhorando gradativamente”, garante.

Lenise Sbrissa de Castro
A influenciadora posta sobre esmaltação, além de cuidado com as unhas e cutículas

Para conseguir arrumar as unhas sozinha, Lenise aconselha encontrar um local e posição em que fique confortável e firme de executar a esmaltação. “Na minha postura ideal, eu estou sentada no chão, com os braços próximos e justos ao corpo. Esse apoio é fundamental para a precisão do acabamento”, revela. Na avaliação da especialista, alguns itens são indispensáveis na hora de fazer as unhas. Ela elencou o que deve ter no kit básico:

1 – Bom hidratante para usar nas cutículas;
2 – Base, de preferência fortalecedora;
3 – Esmaltes confiáveis e dentro da data de validade;
4 – Removedor de esmalte sem acetona;
5 – Um bom extra brilho ou top coat;
6 – Uma lixa não muito abrasiva;
7 – Palito;
8 – Espátula;
9 – Algodão.

Depois de pintar as unhas, podem surgir as temíveis bolinhas no esmalte. A fim de evitá-las, a expert indica seguir alguns cuidados, como não esmaltar em local quente nem perto de qualquer fonte de vento. Antes de colorir a ponta dos dedos, sempre resfriar as mãos. Uma forma é segurando uma garrafa de água de gelada por alguns minutos. “Se mesmo assim der bolinhas, tenho a solução: use um extra brilho com função de top coat ou um top coat propriamente dito. Em geral, os produtos tiram por completo essas imperfeições”, atesta.

Lenise de Castro
A expert faz as unhas sozinha desde os 12 anos
Fórmula mágica

Deu para perceber que o top coat ganhou o selo de qualidade de Lenise. O produto é um finalizador indispensável ao dar brilho extra e maior durabilidade ao esmalte, sem contar sua principal função: secar mais rápido a cor aplicada nas unhas. Ainda considerada uma novidade, a fórmula e o modo de uso geram questionamentos entre as seguidoras. Dentre as maiores dúvidas respondidas pela influencer, estão: secagem natural ou necessidade de cabine especial; como é feita a remoção; e qual o melhor momento de aplicar.

“Recomendo top coats de secagem natural e que não precisem de cabine. Retirar com removedores de esmaltes convencionais, preferencialmente sem acetona. Devem ser aplicados após a finalização da esmaltação, sempre esperando o esmalte secar antes de passá-lo”, orienta a especialista. Desde que descobriu o produto, Lenise brinca com as admiradoras que a “vida esmaltística” melhorou.

Lenise de Castro
Por onde passa, Lenise impressiona pela esmaltação perfeita
Leque de possibilidades

Os perfis de Lenise nas redes sociais são um verdadeiro paraíso às apaixonadas pelo universo nails e a quem engatinha no cuidado com as unhas. Ela segue um cronograma para não deixar de abastecer as plataformas nem deixar as seguidoras sem novidades. “Normalmente, clico minhas fotos em dois dias. No primeiro, faço várias esmaltações a fim de gerar o conteúdo semanal do Instagram. No segundo, realizo a produção que fico por toda a semana”, relata.

No quesito tendências, promete bombar no verão unhas multicoloridas e com desenhos variados na mesma esmaltação, conforme analisa a personalidade: “As fashionistas internacionais já estão usando e acredito que a moda vai pegar rapidinho no Brasil”. Os tons de neon e de azul-claro também continuarão em alta. Quanto aos formatos das unhas,  as amendoadas têm ganhado espaço e conquistado as mãos, avalia Lenise.

Em um único dia, a expert chegou a fazer oito produções. Questionada sobre a curta periodicidade de aplicação de esmalte, Lenise afirma que a troca frequente não prejudica a saúde da pontinha dos dedos. No ponto de vista da expert, “garras” sadias dependem de alguns cuidados, como trocar a acetona por removedor de esmaltes, não empurrar as cutículas com força e não lixar as unhas de forma bruta.

Livre de alicate

O fato de nunca ter tirado as cutículas foi fundamental no processo de fortalecimento de suas unhas, considera Lenise. Nas redes sociais, ela encabeça o movimento livre do alicate. A decisão das seguidoras darem adeus ao objeto cortante é chamada pela influenciadora de transição cuticular, que é quando a pele ao redor das unhas passa por uma regeneração.

Lenise de Castro_3
Produção desta semana da influencer. Ela apostou na tendência tie-dye

“O passo a passo, teoricamente, é fácil, e consiste em hidratar e empurrar as cutículas. Porém, precisa ter muito foco, dedicação e saber que não será algo rápido, pois estamos falando da regeneração de uma área que foi machucada por anos”, reforça a expert. A quem está na fase de livrar-se do alicate, ela instrui utilizar alguns produtinhos, sendo uns de aplicação diurna e, outros, noturna. No período matutino e vespertino, vale investir em fórmulas que não deixam a pele “melecada”, como ceras próprias e canetas hidratantes.

À noite, ocorre o inverso: “Recomendo produtos mais potentes e, consequentemente, bem melecados. Dentre eles: Bepantriz; Bepantol Derma; creme Nivea da latinha azul; Complexo Redutor Mira Cuticule, da Avon”. No início da transição, Lenise aconselha hidratar a cutícula três vezes ao dia e empurrar apenas uma vez, sempre devagar e sem pressão. “Algo bem leve. Não pode sentir dor”, prescreve.

De acordo com a especialista, a cutícula não deve ficar machucada, avermelhada ou, muito menos, inchada. Caso apresente algum desses sintomas, suspenda o procedimento imediatamente e, se não melhorar, procure um médico. “Tenha em mente que é melhor empurrar um pouco por dia, com cuidado, do que forte e ferir a região”, reforça. A influenciadora lembra que a quantidade de hidratação diminui conforme a velocidade de recuperação da área em torno das unhas. Confira o passo a passo no vídeo abaixo:

Dicas de ouro

Quer que suas unhas estejam sempre saudáveis e impecáveis? Lenise deu cinco dicas de ouro para que em breve você conquiste o feito. Memorize-as!

1 – Fazer acompanhamento médico, ter boa alimentação e ingerir bastante água;
2 – Hidratar unhas e cutículas com frequência;
3 – Não usar as unhas como “ferramentas”, ou seja, não usá-las para abrir embalagens, latas ou apoio;
4 – Esmaltar frequentemente. “Quem não tem muita habilidade em fazer as unhas sozinhas ou até mesmo ir à manicure, sugiro passar duas camadas de base, de preferência fortalecedora, para criar camada de proteção para as unhas”, aconselha a expert;
5 – Não levar às unhas à boca. “Já que trata-se de um ambiente úmido, pode enfraquecê-las”, garante Lenise.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias