Vídeo: aprenda a tirar cutícula e fortalecer as unhas em casa

A coluna conversou com as proprietárias da esmalteria Nord Nails. Diga adeus às dúvidas, claro, com as unhas arrumadas

atualizado 09/04/2020 11:13

Unhas Jacqueline Lisboa/Esp.Metrópoles

Na rotina, o hábito era reservar um tempo na agenda para ir ao salão ou esmalteria embelezar as unhas. A cada visita, uma tendência diferente estampava as nails. Francesinha, degradê, poás ou uma de cada cor. A depender do humor, escolhia-se alguns dos modelos mais requisitados nos espaços de beleza. Sem poder sair de casa, entra em ação, na vida de muitas mulheres, o bom e velho “faça você mesmo”.

Pensando em te dar uma mãozinha, a coluna Claudia Meireles conversou com Anastasia Kozhukhovskaya e Elina Zhabrailova, proprietárias da Nord Nails, esmalteria localizada na QI 09 do Lago Sul. Após ler as dicas e conselhos das profissionais, diga adeus às dúvidas, claro, com as unhas arrumadas.

Por que cuidar das unhas na quarentena?

Momentos de beleza e de autocuidado contribuem para a autoestima, algo fundamental no isolamento social. Psicólogos têm recomendado tirar um tempo para si, e por quê não fazer as unhas? Arrumá-las ajuda em outra preocupação em tempos de novo cornavírus: a higiene.

“Diminua o comprimento das unhas. Deixe-as arredondadas, sem cantos. Nesse formato, a chance de quebrar é menor, e também facilita a limpeza e a desinfeção das mãos”, aconselha Anastasia. Elas recomendam não descuidar das nails, porque vai demorar a voltar ao normal quando for decretado o fim da quarentena: “Passe uma base para deixar as unhas resistentes e com brilho”.

Receitas caseiras intensificam o crescimento e fortalecimento das unhas

“Há inúmeras dicas a serem feitas em casa. As máscaras acabam hidratando as mãos também. Um esfoliante fácil e eficaz é misturar borras de café com óleo de coco ou azeite de oliva. Em seguida, esfregue nas mãos, e espere 5 minutos para retirar a fórmula com água”, enfatiza Anastasia.

Máscara hidratante
Ingredientes
Gema de ovo
Colher de sopa de mel
Colher de sopa de limão espremido
Colher de óleo de linhaça (pode substituir por vitamina E líquida em cápsula)

Modo de preparo
Misture os ingredientes e passe nas mãos. Depois, enrole no papel filme e mantenha fechado. Aguarde 15 min para remover a máscara. “As mãos ficam muito hidratadas, macias como veludo. Em tempos de uso de álcool em gel, vale a pena”, sugere Anastasia.

Fortalecimento das unhas
Ingredientes
Água morna
Sal marinho
Azeite de oliva
Limão espremido

Modo de preparo
Junte os dois primeiros ingredientes. Coloque as mãos por 10 minutos. Caso queira clarear as unhas, utilize os quatro itens da receita. Ao tirar as mãos, passe um hidratante.

Como tirar a cutícula sem agredí-la?

Na maioria dos lares, o modo de tirar a cutícula é com alicate, método invasivo e menos seguro, especialmente aos iniciantes, frisa Anastasia. Antes de começar, amoleça a cutícula com produto especial. Se não tiver, optar por um hidratante e, em seguida, coloque na água morna.

Depois, basta passar o palito de laranjeira no contorno da unha empurrando levemente a cutícula. Nessa etapa, tire todo excesso da pele para poder cortar a cutícula com alicate com cuidado. Não esqueça de lixar as unhas e remover o hidratante com uma toalha.

Esmalte sem “bolinhas”

Uma esmaltação sem bolhas é resultado de não tirar o pincel da embalagem desnecessariamente e não sacudir o vidro quando perceber que fórmula está heterogênea. “Para misturar, gire o vidro entre as mãos. Só tire o pincel quando necessário a fim de evitar a entrada de ar”, reforça Anastasia.

Com dúvidas sobre fazer as próprias unhas em casa? Leia em matéria do Metrópoles um jeito fácil de aprender.

Unhas
Não consegue arrumar as unhas em casa? Chegou o momento de treinar
Tenho alongamento, fibra e esmaltação. O que fazer?

As dicas são iguais aos três casos, afirma Anastasia. Nada de arranhar ou puxar a esmaltação. Caso fizer isso, danificará a estrutura das unhas. As donas da Nord Nails indicam esperar o atendimento especializado, porém, se não conseguir, a melhor solução indicada é lixar as pontas. Logo após, passe o esmalte comum da mesma cor por cima.

Decidiu retirar a esmaltação em casa?  Alguns utensílios, como acetona, algodão, papel alumínio e palito serão necessários. Depois da retirada, passe óleo ou hidratante nas cutículas para não ficarem ressecadas devido a ação da acetona. Veja a explicação e passo a passo no vídeo:

 

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.