Filho do noivo como padrinho? Saiba detalhes do enlace da princesa Beatrice

O casamento precisou se adaptar para receber a rainha Elizabeth. Nesta segunda-feira, a noiva foi homenageada pela irmã, a princesa Eugenie

atualizado 20/07/2020 19:46

Casamento Edoardo Mapelli Mozzi e princesa Beatrice Benjamin Wheeler/Reprodução/Instagram

Depois de ter surpreendido o mundo na sexta-feira (17/7), a união inesperada da princesa Beatrice com o conde italiano Edoardo Mapelli Mozzi continua dando o que falar. Os pombinhos subiram ao altar em uma cerimônia secreta na Capela Real de Todos os Santos, no Windsor Great Park. Embora os enlaces da realeza fiquem marcados na história dos casamentos do século, o matrimônio da neta da rainha Elizabeth com o milionário destacou-se pela simplicidade, o que deixou os súditos ensandecidos por mais detalhes.

O casamento com toda a pompa real estava marcado para ocorrer no dia 29 de maio na capela do Palácio de St. James. Com a pandemia, Beatrice e Edoardo tiveram de mudar os planos e se adaptar aos protocolos do distanciamento social. Para contar com a presença ilustre dos avós da noiva, a rainha Elizabeth e o príncipe Phillip, eles precisaram fazer ainda mais ajustes.

Local do sim

A Capela Real de Todos os Santos não foi escolhida por acaso para sediar o casório com o tema jardim secreto. A igreja fica na propriedade Windsor Great Park, onde os pais de Beatrice, o príncipe Andrew e a duquesa de York, Sarah Ferguson; e a irmã e o cunhado, a princesa Eugenie e Jack Brooksbank, respectivamente, passaram a quarentena. A atmosfera modesta do templo também contribuiu para o local ser eleito, de acordo com a revista norte-americana Town & Country.

Casamento Edoardo Mapelli Mozzi e princesa Beatrice
Primeiro registro como marido e mulher

A igreja tem capacidade máxima para 180 pessoas, mas prestigiaram o enlace dos pombinhos somente 20 convidados. Construída em meados de 1820, a capela traz na arquitetura o estilo neogótico. Devido à privacidade, a avó de Beatrice comparece regularmente à paróquia para fazer suas orações. Quem também gostava de fazer uma visita ao lugar era a rainha Vitória, tataravó da rainha Elizabeth. Inclusive, ela requisitou uma reforma no espaço religioso em 1860.

O casamento, considerado uma surpresa para o público, foi “planejado há algum tempo” e “programado de acordo com a agenda da rainha”, disse uma fonte à revista Town & Country. Apelidado de Edo, o conde milionário fundou a Banda, empresa de desenvolvimento imobiliário e de design de interiores. Além dos familiares da noiva, o casório contou com a presença dos pais de Edoardo, Alex Mapelli Mozzi e Nikki Williams-Ellis; o padrasto David Williams-Ellis; a irmã e o cunhado, Natalia Yeomans e Tod Yomans, com os filhos Coco e Freddie.

“O padrinho”

As duas crianças se uniram ao filho do noivo, Christopher, conhecido como Wolfie pelos mais íntimos. Coco foi a dama de honra, enquanto Freddie e Wolfie atuaram como pajens. O herdeiro de Edoardo também desempenhou um papel ainda mais especial na cerimônia. Com apenas 3 anos, o garoto destacou-se por ser padrinho do enlace, conforme já havia publicado o jornalista Richard Eden no Daily Mail.

Casamento Edoardo Mapelli Mozzi e princesa Beatrice
Os pombinhos se conheceram em 2018

Wolfie torna a princesa Beatrice a primeira madrasta da família real. A criança é fruto do relacionamento de Edoardo com a arquiteta e designer Dara Huang. Eles estavam noivos quando o filho nasceu, em 2016. Meses depois, se separaram e, em seguida, o conde milionário engatou o namoro com a neta da rainha Elizabeth.

“Desejo o melhor para Edo e Beatrice e espero unir nossas famílias”, disse Dara ao Daily Mail quando o pai de seu primogênito noivou com a princesa, em setembro de 2019. A arquiteta não compareceu à cerimônia. Também deixaram de prestigiar o enlace da realeza, os duques de Cambridge, príncipe William e Kate Middleton; e os duques de Sussex, príncipe Harry e Meghan Markle.

A ausência dos primos Harry e William no casamento não foi vista com desdém pela noiva, conforme explicou a Town & Country. Os duques de Sussex enfrentariam um empecilho a mais para marcar presença no matrimônio. Com a renúncia dos cargos da família real, príncipe Harry e Meghan Markle optaram por morar em Los Angeles com o filho, Archie.

Casamento Edoardo Mapelli Mozzi e princesa Beatrice
Eles optaram por divulgar algumas fotografias somente um dia após o enlace

Para ver de perto o enlace, a família Sussex teria de fazer uma viagem internacional, atitude arriscada em tempos de novo coronavírus. Vale ressaltar que os noivos se atentaram às medidas de segurança contra a Covid-19, principalmente em cuidado aos avós, a rainha Elizabeth, de 94 anos, e o príncipe Phillip, de 99 anos. O casal pertence ao grupo de risco da doença por conta da idade.

Enfim, casados

Depois de dizerem sim no altar, os pombinhos seguiram para uma pequena recepção na casa dos pais da princesa Beatrice. Eles fizeram uma paradinha nas dependências do palácio Royal Lodge, em Windsor, e deixaram o fotógrafo Benjamin Wheeler registrar as primeiras imagens oficiais como casados.

As fotografias não ganharam o mundo de imediato, pois o casal não queria ofuscar a investidura do capitão Tom Moore, realizada pela rainha logo após o enlace. Nesse sábado (18/7), o Palácio de Buckingham divulgou dois cliques dos pombinhos. Em um deles, eles saem da capela como marido e mulher, no outro, surgem ao lado da monarca e do duque de Edimburgo.

Casamento Edoardo Mapelli Mozzi e princesa Beatrice
O casório foi completamente adaptado para receber a rainha Elizabeth

No domingo (19/7), outras duas imagens foram adicionadas ao álbum de casamento. Irmã de Beatrice, a princesa Eugenie compartilhou as fotos em uma postagem em seu perfil no Instagram. A caçula do príncipe Andrew e de Sarah Ferguson fez uma homenagem comovente aos noivos nesta segunda-feira (20/7).

“Que alegria e privilégio completos vê-la, minha linda irmã mais velha, andando pelo corredor até o querido Edo”, escreveu Eugenie na publicação. A neta de Elizabeth continuou o texto desejando felicidades à irmã: “Estou tão orgulhosa de você e animada por apoiá-la no próximo capítulo de sua vida. Nós vamos nos divertir muito juntos”, finalizou. A princesa foi a primeira membro da realeza a se pronunciar sobre o matrimônio secreto.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias