Metrópoles - O mais acessado do Brasil
Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Ciência

Raposa raríssima é encontrada e fotografada de forma inédita. Veja

Por ter ficado 20 anos desaparecida, especialistas consideravam que a raposa de Cozumel tinha sido extinta ou até que nunca tivesse existido

Jorge Agle11/06/2026 14:04
Metrópoles - O mais acessado do Brasil
Compartilhar notícia
Divulgação/Rafael Chacón
Imagem colorida mostra raposa - Metrópoles

Após passar mais de 20 anos sumida, a raposa-anã-de-Cozumel (Urocyon sp.), espécie considerada rara, foi encontrada por pesquisadores. Como existe apenas na ilha de Cozumel, no México, trata-se de um animal difícil de achar. No entanto, os especialistas superaram tal fato e, de forma inédita, com um pouco de sorte também, conseguiram fotografar o mamífero raro.

Por conta do sumiço, acreditava-se que a espécie estava “criticamente ameaçada” ou “possivelmente extinta”. Alguns especialistas, mais radicais, chegaram a questionar a existência da raposa.

As fotografias inéditas foram tiradas em 2023 por Rafael Chacón, diretor de Conservação e Educação Ambiental da Fundação de Parques e Museus de Cozumel (FPMC). O achado foi publicado na revista Neotropical Biology and Conservation no início de maio.

Uma pitada de sorte para achar a raposa rara

Em várias oportunidades, pesquisadores tentaram encontrar o animal através de armadilhas fotográficas equipadas com iscas. No entanto, ao invés de localizar a raposa de Cozumel, outros bichos eram atraídos.

O registro inédito só foi obtido em setembro de 2023, quando Chacón conseguiu fotografar um exemplar na Reserva Estadual Laguna Colombia. O local é uma das áreas naturais protegidas pela ilha e por lá a raposa foi vista em duas oportunidades: em 1995 e 2001. As imagens foram divulgadas na plataforma de ciência cidadã iNatulist e posteriormente incluídas no estudo sobre a espécie.

Raposa raríssima é encontrada e fotografada de forma inédita. Veja - destaque galeria
3 imagens
Raposa é endêmica da ilha de Cozumel, no México
Pesquisador conseguiu registros de lado do animal
Registros da raposa são inéditos
1 de 3

Registros da raposa são inéditos

Divulgação/Rafael Chacón
Raposa é endêmica da ilha de Cozumel, no México
2 de 3

Raposa é endêmica da ilha de Cozumel, no México

Divulgação/Rafael Chacón
Pesquisador conseguiu registros de lado do animal
3 de 3

Pesquisador conseguiu registros de lado do animal

Divulgação/Rafael Chacón
“Fotografar a raposa de Cozumel foi um momento muito especial, pois ela representa uma das espécies endêmicas únicas da ilha. Capturar essas imagens ajuda a conscientizar sobre sua presença e a importância de proteger seu habitat. O que me motiva a continuar é a responsabilidade de ajudar as futuras gerações a compreender e valorizar a biodiversidade de Cozumel”, afirma Chacón em comunicado.

Após o achado, os pesquisadores continuarão em busca de mais exemplares na ilha, a fim de obter mais informações sobre o animal que ajudarão a nortear ações de conservação.