Ilha brasileira abriga o menor mamífero do mundo que está em extinção

O Preá-de-Moleques-do-Sul é considerado um dos menores mamíferos do mundo, além de ser um dos mais raros

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/IMA
arquipélago de Moleques do Sul, na costa de Santa Catarina.
1 de 1 arquipélago de Moleques do Sul, na costa de Santa Catarina. - Foto: Reprodução/IMA

A poucos quilômetros do litoral de Florianópolis, em um arquipélago de formações rochosas, em uma ilha de pouco mais de 10 hectares sobrevive o preá-de-Moleques-do-Sul (Cavia intermedia), apontado como o mamífero mais raro do planeta. O local é considerado a menor área de ocorrência já registrada entre espécies do grupo.

O roedor existe exclusivamente na principal ilha do arquipélago de Moleques do Sul, território inserido no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a maior unidade de conservação de Santa Catarina. 

Separada do continente há milhares de anos, a população permanece isolada e reduzida: estima-se que existam entre 40 e 60 indivíduos, quantidade que pode variar conforme as condições climáticas e a disponibilidade de alimento.

Preá-de-Moleques-do-Sul

De acordo com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, a espécie figura entre os 20 pequenos mamíferos mais ameaçados do mundo e foi considerada criticamente ameaçada de extinção em todos os níveis: global, nacional e estadual.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?