Tartarugas em risco de extinção são vistas em lagoa no Rio de Janeiro. Veja vídeo

Especialistas especulam que as tartarugas-cabeçudas vistas na Lagoa de Saquarema estavam descansando ou em busca de alimentos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Pexels
Imagem colorida de tartaruga-cabeçuda - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de tartaruga-cabeçuda - Metrópoles - Foto: Pexels

Ao menos oito exemplares de tartarugas-cabeçudas (Caretta caretta) foram vistas nadando na Lagoa de Saquarema, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Os répteis são considerados raros por estarem correndo risco de extinção. As imagens foram feitas pelo videomaker Guilherme Mendes Barreto nesse domingo (1°/2).

De acordo com dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a espécie é classificada como vulnerável.

As chances de desaparecimento dos répteis estão ligadas principalmente a fatores provocados por atividades humanas, como pesca, poluição e mudanças climáticas. Além disso, a demora para atingir a maturidade sexual afeta as taxas de reprodução das tartarugas-cabeçudas. 

Biólogos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Saquarema apontam que dois motivos podem estar por trás da presença das tartarugas na região: a busca por alimento, visto que trata-se de uma espécie carnívora e há siris e moluscos no local; ou o uso das águas para descansar.

Para a segurança dos animais e dos banhistas, recomenda-se manter a distância ao avistar uma tartaruga. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?