Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Zanin e Cármen não se manifestaram na 1ª parte de julgamento do Caso Moraes

Os dois magistrados foram os únicos que se mantiveram em silêncio durante a sessão extraordinária, embora fosse permitido pedir a fala

15/09/2026 15:27, atualizado 15/09/2026 15:43
Zanin e Cármen não se manifestaram na 1ª parte de julgamento do Caso Moraes
Zanin e Cármen não se manifestaram na 1ª parte de julgamento do Caso Moraes

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin e Cármen Lúcia se mantiveram em silêncio, nesta terça-feira (15/9), durante toda a primeira parte do julgamento que analisa se a Corte abrirá uma investigação contra o ministro Alexandre de Moraes por suposto envolvimento com Daniel Vorcaro, fundador do Banco Master e responsável por um dos maiores rombos nos cofres públicos e privados do Brasil.

Eles não são obrigados a se manifestar, embora fosse permitido pedir uma questão de ordem, como fizeram os demais ministros: Flávio Dino, André Mendonça, Luiz Fux e Gilmar Mendes.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Durante a sessão extraordinária, o ministro Kassio Nunes Marques se declarou impedido de participar da votação por ser presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) — o julgamento se dá às vésperas do pleito de outubro.

Já o ministro Dias Toffoli se declarou suspeito e alegou motivo de “foro íntimo”. O magistrado tem declarado suspeição em todos os processos relativos ao Caso Master desde março, quando o Supremo vivia outra crise por causa desse mesmo tema.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Dessa forma, sobram oito ministros para votar no caso. Não se sabe ainda, no entanto, se Moraes será permitido a votar. O placar ainda é incerto, visto que qualquer magistrado pode pedir vista, adiando o julgamento por até 90 dias.