metropoles.com

Vídeo: ministro do Turismo passa álcool em gel no nariz durante evento

Ministro Gilson Machado Neto acompanhou o presidente Jair Bolsonaro em compromissos em Alagoas

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
ministro gilson machado passa alcool no nariz
1 de 1 ministro gilson machado passa alcool no nariz - Foto: Reprodução

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, acompanhou a comitiva do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em viagem a Alagoas nesta quinta-feira (13/5). Em um dos eventos da agenda, acompanhada também por políticos como o senador e ex-presidente cassado Fernando Collor (Pros-AL) e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o ministro, que estava sem máscara, foi filmado passando álcool em gel nas mãos e, em seguida, no próprio nariz.

Veja:

Como evitar o contágio

O álcool em gel é um aliado para evitar o contágio pelo coronavírus, mas deve ser passado apenas nas mãos, principalmente após o contato com uma superfície que pode estar contaminada, como maçanetas em locais públicos. No rosto, a orientação é usar a máscara – coisa que Gilson, o presidente Bolsonaro e o senador Fernando Collor, que aparecem nas imagens, não fazem.

A epidemiologista e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Ethel Maciel explica que o vírus não entra no nosso corpo pela pele. “Não adianta passar álcool pelo corpo, porque vai acabar se queimando e não tem nenhum sentido”, alerta ela. “A gente passa na mão porque, na possibilidade de a gente ter tocado em alguma superfície, quando coçar olho, nariz ou boca, a gente não passe o vírus pra essa mucosa. Porque o vírus entra no nosso organismo pelas mucosas do olho, da boca e do nariz”, explica ainda a especialista.

Agenda

A agenda presidencial em Alagoas incluiu uma cerimônia de entrega de 500 unidades habitacionais em Maceió, um ato de inauguração do Complexo Viário BR-104/AL e BR-316/AL, também na capital; e a inauguração do Canal do Sertão Alagoano, em São José da Tapera. Foi neste último evento que Gilson Machado Neto passou álcool no nariz.

No evento em Maceió, o presidente Jair Bolsonaro disse que a inscrição no Bolsa Família passará a ser feita em formato digital, por meio de um aplicativo, e não mais pelas prefeituras.

Bolsonaro também comentou a CPI da Pandemia no Senado, dizendo que o depoimento do CEO da Pfizer, Carlos Murillo “põe ponto final na CPI do Renan“.

Compartilhar notícia