“Vamos superar juntos”, diz Doria sobre crise econômica no país

O governador de São Paulo mencionou os esforços dos 27 governadores para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social

atualizado 26/03/2020 13:58

O governador de São Paulo, João Doria, afirmou, em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (26/03), que microempreendedores e pequenos empresários serão o foco econômico durante a crise do coronavírus. “Vamos superar juntos a gravidade desta que é a maior crise na saúde e na economia do país”, ressaltou. Ele mencionou os esforços dos 27 governadores e a carta enviada ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) solicitando recursos para os que mais precisam de proteção social.

O governador enfatizou que ainda nada foi feito na área econômica para os estados brasileiros. “Nós esperamos que o governo federal faça algo. Eu não acredito que, após as reuniões do presidente Jair Bolsonaro com os ministros prometendo e adotando medidas, que elas não sejam materializadas. Essa foi a promessa do presidente”, observou.

Doria voltou a enfatizar que a Covid-19 “não é apenas uma gripezinha” e que os esforços do estado estão voltados para solucionar e amenizar os impactos do surto no país. O governador aproveitou para prestar solidariedade às famílias que perderam entes queridos para a doença.

Medidas anunciadas
A partir de 3 de abril, R$ 218 milhões serão repassados para 80 municípios do estado que possuem mais de 100 mil habitantes. Estes municípios foram escolhidos para serem referência médico-hospitalar no combate ao coronavírus.

Para cidades com menos de 100 mil pessoas, será feito também um repasse de dinheiro e o valor será anunciado em 30 de março. Doria afirmou que o dinheiro deverá ser utilizado integralmente pela prefeitura em mecanismos de controle da patologia e no atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Foi realizado, também, um acordo com a empresa GasBrasiliano, afim de evitar cortes de gás natural no noroeste paulista, válido a partir desta quinta-feira (26/03) até 31 de maio.

Últimas notícias