metropoles.com

Governadores se reúnem, sem Bolsonaro, e decidem pelo isolamento

Participaram 26 dos 27 líderes estaduais. Somente Ibaneis Rocha, do Distrito Federal, ficou de fora

atualizado

Compartilhar notícia

Campanha João Doria Divulgação
1_witzel_e_doria-13158481
1 de 1 1_witzel_e_doria-13158481 - Foto: Campanha João Doria Divulgação

Após terem se reunido com o presidente Jair Bolsonaro, em encontros por região, desde a segunda-feira (22/03), governadores de todo país fizeram na tarde desta quarta-feira (25/03) a primeira reunião (virtual) do Fórum de Governadores para tratar da condução da crise do coronavírus. Ao contrário de Bolsonaro, todos os chefes dos executivos estaduais concordaram que é preciso manter políticas restritivas de circulação para evitar a propagação maior do vírus. O governador do Distrito Federal foi o único que não participou do encontro.

Em carta assinada ao fim do encontro, os governadores procuraram marcar uma posição independente da externada pelo presidente da República e continuar com as medidas que vêm sendo tomadas em âmbito estadual.

“Todos os governadores fizeram intervenções, ajudaram e contribuíram na elaboração da carta dos governadores, que será distribuída dentro em breve e encaminhada ao presidente Jair Bolsonaro e aos seus ministros da Fazenda e da Saúde. O objetivo dos governadores é defender o Brasil, proteger os brasileiros em seus estados no plano da saúde e em suas vidas”, disse o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que mais cedo, trocou farpas com o presidente Jair Bolsonaro em uma videoconferência com representantes da região Sudeste.

Bolsonaro chegou a dizer que Doria usava os demais governadores como “escudos”e que na campanha havia usado o seu nome para poder conquistar a eleição em São Paulo.

Dória, por sua vez, ao fim do encontro, disse que “os governadores estão unidos para proteger as pessoas, salvar vidas e garantir, minimamente, o funcionamento da economia do país”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?