• 0
    Mortos
  • 0
    Confirmados
atualizado em

O coronavírus tomou o noticiário do Brasil. A chegada da Covid-19 tem sido monitorada, caso a caso, dia a dia, desde que a China divulgou, em dezembro de 2019, que uma doença misteriosa teria sido a responsável por, pelo menos, seis mortes no país.

A única maneira de não causar pânico é com números e dados corretos. Por isso, o Metrópoles vai atualizar esta página diariamente para divulgar a evolução da doença no país e mostrar que, apesar de ser um vírus de fácil transmissão, existem medidas eficazes para contê-lo.

*Os dados usados nesta reportagem são do Ministério da Saúde. A diferença entre os números do governo federal e das secretarias estaduais acontece por conta do processo de notificação e horários de divulgação. Quando um hospital recebe um resultado positivo, ele precisa repassar as informações à secretaria municipal, que, em seguida, as encaminha às secretarias estaduais. Por fim, os órgãos enviam os resultados ao Ministério da Saúde, que divulga o levantamento às 16h todos os dias. Ao comparar uma UF com outra é preciso usar a mesma base de dados, por isso o Metrópoles usa a métrica federal.

Casos confirmados, suspeitos e descartados

Desde 28 de janeiro, quando os três primeiros casos suspeitos foram anunciados pelo Ministério da Saúde, a Covid-19 vem se espalhando pelo país. O gráfico acima é atualizado automaticamente com os dados da pasta e mostra como eles foram evoluindo desde então. Além disso, pontos importantes são marcados na linha do tempo, como a inclusão de países na lista de emergência e a primeira transmissão do vírus ocorrida em solo brasileiro.

MortosConfirmados
timeline

Distribuição geográfica da COVID-19

A Covid-19 não se espalha igualmente pelo país. Os fatores que levam a isso ainda são incertos, mas, como o vírus se iniciou no exterior, os casos têm uma correlação com os locais com mais voos internacionais. No mapa, os estados que têm mais casos são os de cor mais intensa.

010+20+30+40+50+
Confirmados
Mortos

    Fonte: Ministério da Saúde

    Como a doença se espalha pelo Brasil

    O mapa mostra a quantidade de casos em cada estado. Quanto maior o círculo, mais pessoas infectas pelo coronavírus foram identificadas naquela UF.

    Comparação de letalidade

    O novo coronavírus nasceu em um mundo mais globalizado, com um fluxo de viagens internacionais mais intenso. Contudo, as informações até agora dão conta de que o vírus é mais contagioso quando comparado ao Sars ou Mers (da mesma família), mas possui mortalidade bem menor.

    Grafico

    Letalidade por faixa etária

    A maioria das pessoas que morreram por conta do novo coronavírus é idosa, com a saúde fragilizada por outras comorbidades, como diabetes e hipertensão.

    Grafico
    DIRETORA-EXECUTIVA
    Lilian Tahan
    EDITORA-EXECUTIVA
    Priscilla Borges
    EDITORA-CHEFE
    Maria Eugênia
    COORDENAÇÃO
    Olívia Meireles
    REPORTAGEM
    Juliana Contaifer
    Lucas Marchesini
    REVISÃO
    Juliana Afioni
    EDICÃO DE ARTE
    Gui Prímola
    DESIGN
    Moisés Amaral
    TECNOLOGIA
    Allan Rabelo
    Saulo Marques
    André Marques