Pazuello assinará novo protocolo da cloroquina nesta quarta, diz Bolsonaro

Presidente defende uso precoce da substância no combate ao coronavírus. Ex-ministros da Saúde deixaram governo após discordarem da medida

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Osmar Terra e general Ramos vão ao ministério da Saúde
1 de 1 Osmar Terra e general Ramos vão ao ministério da Saúde - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou na noite desta terça-feira (19/05) que o ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, vai assinar um novo protocolo sobre o uso da cloroquina nesta quarta-feira (20/05).

“Amanhã o ministro da saúde vai assinar o protocolo da cloroquina”, disse o presidente durante uma entrevista feita por meio das redes sociais.

Pazuello foi nomeado secretário-executivo do então ministro da Saúde Nelson Teich, que deixou o cargo na semana passada. Desde então, o general comanda a pasta de forma interina.

Assim como Teich, o também ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta deixou o governo após discordar de Bolsonaro sobre cloroquina e isolamento e distanciamento social.

O presidente da República é defensor da substância no combate ao novo coronavírus. De acordo com balanço do Ministério da Saúde no início da noite desta terça, o Brasil tem 17.971 mortes e 271.628 casos confirmados da Covid-19.

O que diz o Conselho Federal de Medicina
Em abril, após uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro, o Conselho Federal de Medicina (CFM) disse que não recomenda o uso da hidroxicloroquina para pacientes em tratamento de Covid-19. O órgão liberou, no entanto, que médicos receitem o medicamento em três casos específicos:

  • quando o paciente está em estado crítico, internado em terapia intensiva, com lesão pulmonar estabelecida. Nesse caso, a hidroxicloroquina pode ser usada pelos médicos “por compaixão”. Geralmente, isso ocorre quando o paciente já está fora de possibilidade terapêutica e o médico, com autorização da família, utiliza a substância;
  • quando o paciente, com sintomas de coronavírus, chega ao hospital. Segundo o conselho, existe um momento de replicação viral em que a droga pode ser usada pelo médico com autorização do paciente e familiares; e
  • quando o paciente tem sintomas leves, parecidos com o da gripe comum. Nesse caso, o médico pode usar a hidroxicloroquina, descartando a possibilidade de que o paciente tenha: influenza A ou B, dengue, ou H1N1. A decisão deve ser discutida com o paciente.

“O Conselho Federal de Medicina não recomenda o uso da hidroxicloroquina. O que estamos fazendo é dando ao médico brasileiro o direito de, junto com seu paciente, em decisão compartilhada com seu paciente, utilizar essa droga. Uma autorização. Não é recomendação”, disse o presidente do CFM, Mauro Luiz de Britto Ribeiro, na ocasião.

Pazuello assinará novo protocolo da cloroquina nesta quarta, diz Bolsonaro - destaque galeria
16 imagens
Bolsonaro quando sofreu o atentado, em 2018
Presidente e primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, no dia da posse
Pazuello assinará novo protocolo da cloroquina nesta quarta, diz Bolsonaro - imagem 4
Pazuello assinará novo protocolo da cloroquina nesta quarta, diz Bolsonaro - imagem 5
Pazuello assinará novo protocolo da cloroquina nesta quarta, diz Bolsonaro - imagem 6
Presidente Jair Bolsonaro
1 de 16

Presidente Jair Bolsonaro

Reprodução Tv Record
Bolsonaro quando sofreu o atentado, em 2018
2 de 16

Bolsonaro quando sofreu o atentado, em 2018

Reprodução
Presidente e primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, no dia da posse
3 de 16

Presidente e primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, no dia da posse

Presidência
Pazuello assinará novo protocolo da cloroquina nesta quarta, diz Bolsonaro - imagem 4
4 de 16

Pazuello assinará novo protocolo da cloroquina nesta quarta, diz Bolsonaro - imagem 5
5 de 16

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Pazuello assinará novo protocolo da cloroquina nesta quarta, diz Bolsonaro - imagem 6
6 de 16

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Pazuello assinará novo protocolo da cloroquina nesta quarta, diz Bolsonaro - imagem 7
7 de 16

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Pazuello assinará novo protocolo da cloroquina nesta quarta, diz Bolsonaro - imagem 8
8 de 16

Myke Sena/ especial para o Metrópoles
Pazuello assinará novo protocolo da cloroquina nesta quarta, diz Bolsonaro - imagem 9
9 de 16

Fotos: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Pazuello assinará novo protocolo da cloroquina nesta quarta, diz Bolsonaro - imagem 10
10 de 16

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Pazuello assinará novo protocolo da cloroquina nesta quarta, diz Bolsonaro - imagem 11
11 de 16

Reprodução/Redes sociais
Pazuello assinará novo protocolo da cloroquina nesta quarta, diz Bolsonaro - imagem 12
12 de 16

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Pazuello assinará novo protocolo da cloroquina nesta quarta, diz Bolsonaro - imagem 13
13 de 16

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Pazuello assinará novo protocolo da cloroquina nesta quarta, diz Bolsonaro - imagem 14
14 de 16

Igo Estrela/Metrópoles
Pazuello assinará novo protocolo da cloroquina nesta quarta, diz Bolsonaro - imagem 15
15 de 16

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Pazuello assinará novo protocolo da cloroquina nesta quarta, diz Bolsonaro - imagem 16
16 de 16

Alan Santos/PR

Novo ministro da Saúde
Questionado, durante a entrevista, sobre quando deve escolher um novo titular para o Ministério da Saúde, Bolsonaro disse que, por enquanto, vai deixar a pasta sob comando do general Pazuello que, segundo o presidente, “é um gestor de primeira linha” e está fazendo um “excepcional trabalho”.

Bolsonaro disse ainda que não tem mágoas do ex-ministro da Saúde Nelson Teich por ter deixado o governo e, sem citar Mandetta, disse que o ex-ministro “continua criticando” a gestão.

“O [ministro] que saiu continua meu amigo, deu a coletiva. Eu não vou entrar em detalhe, gosto dele, to quase apaixonado por ele, cara excepcional. Ele tem ligado e conversado com o Pazuello, diferente do anterior, que continua criticando. Tudo bem. Vida que segue. Desejo sorte, não tenho magoa com ninguém”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?