metropoles.com

Ministro notifica Bolsonaro por fazer ligação entre ONGs e queimadas

Alexandre de Moraes acatou ao pedido de uma ONG ambientalista de Fortaleza feito ao Supremo Tribunal Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Rosinei Coutinho/SCO/STF
Alexandre de Moraes
1 de 1 Alexandre de Moraes - Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes notificou o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), para explicar as declarações nas quais atribuiu às ONGs a autoria de queimadas na Amazônia. As informações são do jornal O Globo.

De acordo com a reportagem, o ministro atendeu ao pedido da Associação Civil Alternativa Terrazul, de Fortaleza. À Corte, a instituição ambientalista questionou o mandatário do Planalto sobre a entrevista, feita no último 21 de agosto, em que lançou a tese sobre os incêndios na floresta amazônica.

“O crime existe, e nós temos que fazer o possível para que não aumente, mas nós tiramos dinheiro de ONGs, repasses de fora, 40% ia para ONGs, não tem mais. De modo que esse pessoal está sentindo a falta de dinheiro. Pode estar havendo, não estou afirmando, a ação criminosa desses ‘ongueiros‘ para chamar a atenção contra minha pessoa e contra o governo do Brasil”, afirmou à época.

Ainda no pedido, a ONG fez oito perguntas a Bolsonaro questionando, por exemplo, sobre eventuais provas ou indícios que teriam baseado a declaração do presidente sobre o fogo na floresta. No entanto, ele não é obrigado a responder à notificação.

Segundo O Globo, Moraes proferiu a decisão baseado no artigo do Código Penal que trata de crimes contra a honra. “Verificando, em uma primeira análise, a pertinência do pedido, NOTIFIQUE-SE o interpelado para apresentar explicações, instruindo o ofício com cópia da peça inicial e desta decisão”, diz a decisão.

Procurado na noite desta sexta-feira (04/10/2019), o Palácio do Planalto não se pronunciou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?