metropoles.com

A motoristas de aplicativos do DF, Rollemberg promete reduzir IPVA

Em reunião com a categoria, governador discutiu outros benefícios, como desconto na aquisição de veículos e liberação de faixas exclusivas

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Rodrigo Rollemberg
1 de 1 Rodrigo Rollemberg - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Em encontro com motoristas de aplicativos no comitê de campanha na tarde desta terça-feira (16/10), no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Rodrigo Rollemberg (PSB) afirmou que irá estudar a adoção de medidas para beneficiar o setor. Entre as propostas avaliadas estão a diminuição do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e descontos na compra de automóveis.

“Seria somente para aqueles que tivessem como atividade exclusiva o transporte de passageiro e definiríamos um tempo mínimo de atuação na área para obter o benefício”, explicou o buritizável.

Para dar mais segurança à categoria, o socialista pretende criar aplicativos que permitam acionar o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) quando os motoristas desconfiarem de algo. “O Ciob enviaria a viatura mais próxima para fazer uma abordagem”, sugeriu.

O motorista Barros Moreira, 34 anos, reivindicou o uso das faixas exclusivas de ônibus. Rollemberg acredita ser possível, mas prefere liberar tal acesso, a princípio, apenas como um teste. Segundo o Secretário de Mobilidade do DF, Fábio Damasceno, o governo possui um banco de dados de todas as placas dos 22 mil carros cujos motoristas utilizam as plataformas on-line. “Faremos um teste no Detran-DF [Departamento de Trânsito do Distrito Federal] e iremos conversar com a equipe técnica para definir os procedimentos e critérios para a utilização dessas faixas”, apontou.

Outra demanda apresentada no encontro foi a fixação de pontos de apoio para os condutores, especialmente em áreas com maior movimentação, como o Aeroporto Internacional de Brasília, a plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto e o Shopping Conjunto Nacional. Em resposta, o candidato disse que iria conversar com a Inframerica para garantir, ao menos, uma infraestrutura adequada no terminal aéreo da cidade.

Ao fim, quando questionado se esse apoio aos motoristas de apps não poderia causar um mal-estar com os taxistas, Rollemberg disse que não teme perder eleitores dessa área. “Não existe uma categoria contra a outra. Há um reconhecimento de que, hoje, 22 mil famílias tiram o seu sustento da utilização dos aplicativos de transporte individual e que precisam ter isso regulamentado, assim como os taxistas precisam e têm o apoio do governo”, argumentou.

Debate
Na quarta-feira (17/10), a partir das 19h30, o Metrópoles promove debate entre Rollemberg e Ibaneis Rocha (MDB). Os buritizáveis estarão ao vivo no estúdio do portal para discutir propostas e tentar convencer o brasiliense sobre quem é o melhor nome para comandar o DF nos próximos quatro anos.

Em parceria com rádios, o site formou uma grande rede de comunicação para alcançar o maior número possível de eleitores. Além da Metrópoles FM (104,1), o evento será transmitido, simultaneamente, pelas emissoras Redentor AM (110), Rádio Atividade FM (107,1), Rádio Supra FM (90,9), JK FM (102,7) e JK AM (1410). Juntas, as estações alcançam, em média, 60 mil pessoas por minuto.

Nesta edição, o debate terá quatro blocos. Os postulantes vão responder a perguntas dos jornalistas, poderão fazer questionamentos entre si acerca de temas livres e de outros sorteados. Há também a opção de acompanhar a transmissão em tempo real no próprio portal e nos perfis do Metrópoles no FacebookYouTube e Twitter.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?