metropoles.com

STJ manda inquérito de Marconi Perillo para Justiça Federal em Goiás

Ex-governador é acusado de receber propina da construtora Odebrecht com o objetivo de financiar campanha em 2014

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Marconi Perillo
1 de 1 Marconi Perillo - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), acatou pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e encaminhou para a Justiça Federal em Goiás inquérito que investiga o governador do estado, Marconi Perillo (PSDB). O chefe do Executivo local perdeu foro privilegiado ao deixar o cargo, no início do mês, para disputar as eleições deste ano.

O inquérito remetido à Justiça Federal foi embasado na delação premiada de ex-executivos da construtora Odebrecht. Segundo os colaboradores, em 2014, o Perillo pediu R$ 50 milhões à empresa para financiar a campanha à reeleição. A empreiteira teria repassado R$ 8 milhões ao tucano.

A defesa de Marconi Perillo nega as acusações. Ele também é réu por corrupção passiva em uma ação penal que tramita no STJ. A PGR pediu que esse segundo inquérito também seja encaminhado à Justiça Federal de Goiás: aguarda decisão do ministro relator.

No último dia 6, o ex-governador se descompatibilizou com o objetivo de participar da campanha eleitoral deste ano. Perillo é cotado como um dos possíveis candidatos à vice-presidência da República na chapa encabeçada por Geraldo Alckmin.

Além do ex-governador de Goiás, a PGR pediu a remessa a instâncias inferiores de processos relacionados a outros quatro governadores. São eles: Geraldo Alckmin, Carlos Alberto Richa, Raimundo Colombo e Confúcio Moura.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações