metropoles.com

STF adia julgamento sobre operações policiais em comunidades do Rio

O ministro Alexandre de Moraes pediu mais tempo para analisar o tema, que ganhou força após a morte de 28 pessoas no Jacarezinho

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
STF
1 de 1 STF - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou, nesta segunda-feira (24/5), o julgamento de um recurso sobre a realização de operações policiais em comunidades no Rio de Janeiro durante a pandemia de Covid-19. O ministro Alexandre de Moraes pediu vista – ou seja, mais tempo para analisar o caso.

O tema estava sendo debatido no plenário virtual e estava previsto para terminar na sexta-feira (28/5). Na semana passada, o relator, ministro Edson Fachin, foi o primeiro a votar. Não há data para a retomada da análise.

O recurso foi apresentado pelo PSB e por organizações de direitos humanos, que tentam conseguir novas medidas, além da decisão que restringiu o uso de helicópteros nas ações e fixou regras para incursões próximas a escolas durante a pandemia.

A ação pede ainda que o STF mande o governo estadual elaborar um plano de redução da letalidade policial.

Fachin determina, em seu voto, diversas medidas para reduzir a letalidade das operações e também quer que o Ministério Público Federal (MPF) investigue suposto descumprimento das restrições impostas a operações policiais. Ele foi o único a apresentar voto.

O entendimento do ministro é estendido à operação na favela do Jacarezinho, no último dia 6, apontada como a mais letal da história do Rio de Janeiro. A ação da Polícia Civil deixou 28 mortos – entre os quais um policial.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?