metropoles.com

Lewandowski impede União de requisitar seringas e agulhas compradas por SP

Ministro decidiu que governo federal não pode requisitar material às empresas fabricantes e citou “incúria” do Executivo nacional

atualizado

Compartilhar notícia

NELSON JR/ SCO-STF
ricardo lewandowski
1 de 1 ricardo lewandowski - Foto: NELSON JR/ SCO-STF

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta sexta-feira (8/1) que o governo federal não pode requisitar do governo de João Doria (PSDB) insumos destinados à execução do plano estadual de imunização, tais como seringas e agulhas compradas pelo estado. A decisão é cautelar, ou seja, de caráter provisório, podendo ser revertida.

No despacho, Lewandowski escreveu que houve negligência do governo Jair Bolsonaro (sem partido). “A incúria do governo federal não pode penalizar a diligência da administração do estado de São Paulo, a qual vem se preparando, de longa data, com o devido zelo para enfrentar a atual crise sanitária”.

No caso dos materiais que o governo paulista já entregou à União, o ministro determinou que eles devem ser devolvidos no prazo máximo de 48 horas, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

A decisão acolhe um pedido feito pela Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo, que acionou o STF depois que uma das fornecedoras de insumo informou ao governo paulista que não poderia fazer a entrega em razão de uma requisição do Ministério da Saúde.

A requisição administrativa é um mecanismo previsto na Constituição Federal, que prevê que a União pode requisitar bens de empresas privadas “no caso de iminente perigo público”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações