Prêmio Comunique-se homenageia jornalistas em São Paulo

atualizado 07/11/2019 16:48

Renato Saraiva/Divulgação

São Paulo – Os maiores jornalistas do Brasil participaram, na última terça-feira (05/11/2019), do Prêmio Comunique-se. O evento, que aconteceu no Tom Brasil, em São Paulo, reconhece os melhores profissionais de comunicação do ano. A cerimônia, apresentada por Marcelo Tas, Astrid Fontenelle e Flávia Oliveira, revelou 26 vencedores. Os ganhadores foram escolhido a partir de 1 milhão de votos feitos no site da premiação. A diretora-executiva do Metrópoles, Lilian Tahan, concorreu na categoria Executiva de Veículo de Comunicação.

Nesta edição, a organização homenageou Ricardo Boechat. O apresentador do Jornal da Band morreu em um acidente de helicóptero em fevereiro deste ano. A mãe, a mulher e as filhas do âncora subiram ao palco ao lado da equipe que trabalhava com ele na emissora de TV e na rádio. “Meu marido era repórter o dia inteiro. Passava o dia trabalhando na redação e, quando chegava em casa, continuava com a capa de jornalista. Ele estava sempre querendo proteger quem mais precisava”, falou Veruska Boechat aos presentes.

Depois, a viúva chamou Valentina, de 13 anos de idade, e Catarina, de 11, para o palco. As meninas receberam o troféu em homenagem ao pai, posaram para fotos e abraçaram a avó Mercedes. O momento emocionante levou a plateia às lágrimas.

AGNEWS
Mercedes e Veruska Boechat

AGNEWS
Veruska, Catarina, Valentina, Mercedes Boechat e a equipe da Band

Sheila Magalhães, editora-executiva da Rede BandNews FM e chefe de Boechat, ganhou o prêmio de Executiva do Ano. A jornalista ressaltou como foi difícil levantar o espírito da equipe após terem recebido a notícia da morte do colega. “Foi muito doído perder alguém que estava ali o tempo todo. Mas naquele dia também vi como nossa redação é incansável, trabalhadora e com espírito implacável para a reportagem”, disse.

A diretora-executiva do Metrópoles, Lilian Tahan, e Thays Freitas, da Rádio Bandeirantes, concorriam na mesma categoria. Sheila destacou o fato de suas concorrentes serem mulheres. “Nesse meio predominantemente masculino, é inspirador estar ao lado delas”, concluiu.

O prêmio teve três etapas de votação. Na primeira, os leitores do Comunique-se podiam indicar qualquer comunicador para as categorias pré-definidas pela organização. Além de Lilian Tahan, outros três profissionais do Metrópoles foram apontados pelo público e entraram para a lista dos 10 profissionais mais admirados do país.

Eumano Silva, repórter e colunista, concorreu nas categorias Repórter de Mídia Escrita e Repórter Nacional de Mídia Escrita; Felipe Moraes, repórter e crítico de cinema, disputou na categoria Repórter Mídia Escrita de Cultura; e Michael Melo, editor de Fotografia, concorreu na categoria Repórter de Imagem. Na segunda fase, a diretora-executiva do Metrópoles venceu a votação popular e foi para a etapa final que aconteceu nessa terça-feira (05/11/2019)

Entre lágrimas e risos

A noite foi marcada por outros discursos emocionantes. Eliane Brum, vencedora na categoria Repórter Nacional Escrita, relembrou em seu agradecimento os desastres ambientais que aconteceram no país neste ano e reforçou o papel dos meios de comunicação em cobrir essas tragédias. A gaúcha ainda provocou os presentes: “Saber quem mandou matar Marielle é a principal questão para todos os jornalistas do país”.

Outro momento comovente foi quando Milton Neves subiu ao palco para receber o prêmio de Jornalista Empreendedor. O locutor esportivo chorou ao dedicar o troféu à sua mulher, que está fazendo um tratamento de saúde. “Ela sempre esteve ao meu lado. Agora, é a minha vez de estar ao lado dela”, disse entre lágrimas.

A festa reuniu mais de 500 pessoas. Entre os mais assediados, estava o jornalista Cid Moreira. O ex-âncora do Jornal Nacional narrou a premiação e foi citado diversas vezes nos discursos de agradecimento. Confira quem passou por lá:

Confira a lista completa dos vencedores do Comunique-se 2019 (por categoria):

ÂNCORA & APRESENTADOR

Guga Chacra – GloboNews

SUSTENTABILIDADE

Márcia Bongiovanni – TV Cultura

* A repórter viajou a convite do evento