metropoles.com

Brasil terá 230 candidatos para as 27 vagas no Senado Federal

Nestas eleições, cada unidade da Federação irá eleger um senador, totalizando 27 parlamentares

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Bolsonaro chega no plenário do Senado para sessão solene do Congresso
1 de 1 Presidente Bolsonaro chega no plenário do Senado para sessão solene do Congresso - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

As eleições deste ano terão 230 candidatos disputando 27 vagas no Senado Federal. O total de cadeiras disponíveis representa um terço da composição da Casa Alta do Congresso Nacional, sendo que cada unidade da Federação irá eleger um senador. O candidato mais votado de cada estado e do Distrito Federal ocupará o cargo pelos próximos oito anos.

Os números são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e correspondem aos registros de candidaturas realizados até às 19h desta segunda-feira (15/8) – prazo final para partidos oficializarem os nomes que disputarão os cargos eletivos.

O total de candidatos é maior que o registrado em 2014, quando também havia só uma vaga em disputa por estado. Na ocasião, 185 candidatos tentaram as 27 cadeiras. Já em 2018, foram 352 postulantes para as 54 vagas disponíveis (dois terços da composição do Senado).

Levantamento feito pelo Metrópoles junto aos gabinetes de senadores em fim de mandato aponta que, a partir de 2023, o Senado terá pelo menos 14 novos representantes. Isto porque, dos parlamentares cujo ciclo se encerra este ano, 13 tentarão a reeleição e os demais abdicaram da disputa.

0

Julgamento de candidaturas

Embora o período para os partidos políticos, as federações e as coligações darem entrada no registro de candidatos tenha terminado nesta segunda-feira (15/8),  ainda há um prazo para as candidaturas serem julgadas.

De acordo com o calendário eleitoral, 12 de setembro, 20 dias antes da data do primeiro turno, é o prazo final para que todos os pedidos de registro de candidatura – e eventuais recursos decorrentes do processo – tenham sido devidamente processados, analisados e julgados pelos tribunais eleitorais competentes.

Após o julgamento, os postulantes são considerados aptos ou inaptos para concorrer. Se aprovados, os nomes estarão nas urnas eletrônicas em 2 de outubro.

Presidente, governador e senador: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?