CPMI do INSS vota convocações de cunhado e ex-noiva de Vorcaro
Comissão analisa 27 pedidos de audiência com aliados do banqueiro, casos de Zettel e Martha Graeff; amigos de Lulinha também são alvos
atualizado
Compartilhar notícia

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga as fraudes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vota, nesta quinta-feira (12/3), 27 requerimentos de convocação. Dentre os pedidos, estão os de convocar Fabiano Campos Zettel, cunhado do ex-dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, e de Martha Graeff, ex-noiva do banqueiro.
Zettel foi preso pela Polícia Federal (PF) na Operação Compliance Zero, que investiga suspeitas de fraudes financeiras e lavagem de dinheiro ligadas ao Banco Master. Segundo a apuração, ele teria participado de um grupo suspeito de movimentar grandes quantias por meio de títulos de crédito considerados fraudulentos e de estruturas financeiras usadas no esquema investigado.
Ele atuava como pastor da Igreja Batista da Lagoinha, uma das maiores denominações evangélicas do país, liderada pelo pastor André Valadão. Ele estava ligado à unidade Lagoinha Belvedere, em Belo Horizonte. A igreja informou que o religioso foi afastado das atividades em novembro de 2025, quando surgiram as primeiras notícias sobre investigações relacionadas ao Banco Master.
Já Martha Graeff é influenciadora digital, modelo e empresária do setor de bem-estar. Gaúcha, vive há cerca de 20 anos em Miami, nos Estados Unidos, e ganhou projeção nas redes sociais e em eventos da alta sociedade.
Ela manteve um relacionamento com Vorcaro a partir de 2023 e chegou a aparecer publicamente ao lado dele em redes sociais e eventos. Conversas entre os dois foram obtidas pela PF durante as investigações sobre o Banco Master. Nas mensagens, Vorcaro diz que tratou de assuntos com autoridades e políticos e cita nomes como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e o senador Ciro Nogueira (PP-PI). O teor das mensagens levou o nome de Martha a aparecer no caso, embora ela não seja investigada.
Há também a expectativa de votação de requerimentos de quebra de sigilo de Danielle Miranda Fonteles, publicitária que atuou na campanha do PT, e da lobista Roberta Moreira Luchsinger, amiga de Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Lulinha aparece em investigações que citam sua relação com o empresário conhecido como “Careca do INSS”, investigado por suspeitas de intermediar negócios e influência em contratos ligados ao instituto.
CPMI do INSS
O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.
As reportagens levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23/4 e que culminou nas demissões do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e do então ministro da Previdência, Carlos Lupi.
Expectativa da CPMI do INSS nesta quinta-feira (12/3)
- CPMI do INSS vota 27 requerimentos para convocação de empresários investigados em fraudes envolvendo descontos em aposentadorias.
- Fabiano Campos Zettel é o principal alvo, investigado na operação Compliance Zero e ligado ao dono do Banco Master.
- Comissão também avalia quebras de sigilo e convocações de pessoas ligadas a bancos e ao caso das associações investigadas.
- Depoimentos podem ser afetados por decisões do STF, que permitem silêncio dos convocados ou até ausência nas oitivas.
Audiências
O colegiado marcou quatro depoimentos para esta quinta-feira (12/3). No entanto, decisões do Supremo permitiram que os depoentes fiquem em silêncio ou não sejam obrigados a comparecer.
Saiba quem a comissão quer ouvir:
- Lea Bressy Amorim, diretora de Tecnologia da Informação do Instituto Nacional do Seguro Social;
- Paulo Gabriel Negreiros de Almeida, tesoureiro da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA);
- Artur Ildefonso Brotto Azevedo, CEO do Banco C6.
O depoimento da presidente do Palmeiras e da Crefisa, Leila Pereira, foi remarcado para a próxima quarta-feira (18/3).






