metropoles.com

Se dependesse dos 4 estrelas, o vice de Bolsonaro seria um civil

O silêncio é a arma dos generais para manter distância das eleições

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Cerimônia de comemoração do dia do soldado no Quartel General do Exército agenda bolsonaro militares
1 de 1 Cerimônia de comemoração do dia do soldado no Quartel General do Exército agenda bolsonaro militares - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O general Braga Neto, ministro da Defesa, chefe da Casa Civil na primeira fase da pandemia da Covid, paraquedista como o presidente da República e muitos que o cercam, quer ser candidato a vice de Jair Bolsonaro nas eleições de outubro próximo.

Valdemar Costa Neto, presidente do PL, partido ao qual Bolsonaro filiou-se, preso e condenado no processo do mensalão do PT, acha que um general como vice aumentará as chances de Bolsonaro se reeleger. O pessoal que veste farda gostaria disso.

É discreta, porém grande a excitação entre os militares da reserva. São muitos os nomes que se acham em condições de sonhar com a vaga de vice na chapa do ex-capitão afastado do Exército por insubordinação no início dos anos 1980.

O general Hamilton Mourão, atual vice-presidente da República, não alimenta mais a esperança de se recompor com Bolsonaro. Os dois praticamente não se falam. Mal o governo começou, Carlos Bolsonaro acusou Mourão de conspirar para derrubar seu pai.

Mourão foi escolhido para vice depois que Bolsonaro se viu sem outro nome para a vaga. Não fosse ele um general, Bolsonaro poderia ter ido mais cedo para casa. Mas quem desejaria ter um militar de volta à presidência? O Congresso não desejou.

Os quatro estrelas que fazem parte do Estado Maior do Exército adotaram o silêncio como sua arma mais eficiente de combate desde que Bolsonaro forçou os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica a pedirem demissão no ano passado.

A maioria deles não vê com bons olhos a hipótese de que Bolsonaro se socorra de outro militar para o lugar de Mourão. Se Bolsonaro disputar o segundo turno com Lula, votarão nele porque lhes desagrada o retorno do PT ao poder.

Se a candidatura de Sérgio Moro não desmoronar antes do primeiro turno, muitos votarão no ex-juiz, o civil mais condecorado por eles nos últimos anos. Mas uma coisa é certa: baterão continência para o eleito seja quem for.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?