metropoles.com

Por que a extradição de um blogueiro tanto preocupa os Bolsonaros?

Que segredos guarda Allan dos Santos?

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Allan dos Santos
1 de 1 Allan dos Santos - Foto: Reprodução

Investigado pelo Supremo Tribunal Federal por disseminar notícias falsas e instigar atos antidemocráticos, o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos fugiu do Brasil com medo de ser preso e refugiou-se nos Estados Unidos, em local incerto, sob a proteção de segmentos extremistas da direita americana.

Estranho que tenha escapado quando já era procurado pela Polícia Federal. Contou para isso com a ajuda do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o filho Zero Três do presidente da República. Mais estranho o empenho do governo para que não se cumpra sua extradição ordenada pelo ministro Alexandre de Moraes.

A delegada Sílvia Amélia, ex-diretora do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, revelou que o secretário nacional de Justiça, Vicente Santini, amigo do clã Bolsonaro, lhe disse que a falta de informação sobre o caso causou desconforto ao ministro Anderson Torres, da Justiça.

Envolvidas no processo de extradição, Silvia Amélia e Georgia Sanchez Diogo, chefe da Assessoria Internacional do ministério, acabaram exoneradas por pressão direta do Palácio do Planalto. Santini determinou que a partir de agora todos os pedidos de extradição devem ser submetidos ao seu crivo.

Cabe perguntar qual o motivo do tratamento especial concedido pelo governo ao blogueiro fujão. Não pode ser só porque ele é  amigo da primeira família presidencial brasileira. Outros amigos já foram abandonados por ela desde que viraram um incômodo. Servidores fiéis também, assim como aliados de ocasião.

O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) foi preso, e o governo não moveu um dedo para libertá-lo. Bolsonaro limitou-se a comentar depois que ele foi solto: “Doeu no meu coração ver um colega preso. O que fazer? Queriam que eu tomasse medidas extremas?”. Roberto Jefferson, presidente do PTB, segue preso.

Allan dos Santos é um sujeito estourado. Já posou para fotos dando o dedo diante do prédio do Supremo. Que segredos ele guarda para merecer tanta consideração? A propósito: quem pagou as despesas de internação em uma clínica de São Paulo do autoproclamado filósofo Olavo de Carvalho, guru dos Bolsonaros?

Intimado a depor em um inquérito da Polícia Federal que apura a existência de uma milícia digital, ele evadiu-se da clínica sem dar explicações, atravessou de carro a fronteira para o Paraguai sem passar pela imigração, e de Assunção voou para os Estados Unidos, onde mora. Comprou a passagem com dinheiro vivo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?