Blog com notícias, comentários, charges e enquetes sobre o que acontece na política brasileira. Por Ricardo Noblat e equipe

19 anos Blog do Noblat

PSol cobra do governador do Rio destruição do memorial do Jacarezinho

Em ofício, partido quer saber se houve ordem de Cláudio Castro para a demolição do monumento e se a comunidade foi consultada

atualizado 13/05/2022 9:57

memorial jacarezinho 1 Reprodução/Twitter

A bancada do PSol na Câmara enviou ofício ao governador do Rio, Cláudio Castro (PL), cobrando explicações sobre a destruição do memorial com os nomes dos 28 mortos em operação policial no Jacarezinho, ocorrida em maio de 2021.

Os policiais usaram o “caveirão”, marretas e cordas para destruir o memorial, na quarta-feira (11/5).

No ofício, o partido faz sete questionamentos ao governador. Quer saber se ele ordenou e autorizou essa ação da demolição, quais os níveis hierárquicos dos responsáveis pelo ato, qual fundamento legal embasou a destruição do memorial, qual o custo da operação e se houve consulta à Comunidade do Jacarezinho.

“A destruição do memorial dos vitimados pelo massacre do Jacarezinho mostra que a retórica virulenta empregada pelo Presidente Jair Bolsonaro e pelo Governador Cláudio Castro se transforma, na base, em prática violenta e intimidadora, protagonizada pelo braço de segurança do Estado, que deveria estar ali para proteger as cidadãs e os cidadãos da comunidade”, diz o documento do PSol, assinado pelos oito deputados do partido.