metropoles.com

O último ato de Rosa Weber

Ministra será a primeira a votar em plenário virtual em julgamento que deve ser barrado por bolsonaristas

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Posse da ministra Rosa Weber para a Presidência e Luís Roberto Barroso para a vice-presidência conversam durante os cumprimentos
1 de 1 Posse da ministra Rosa Weber para a Presidência e Luís Roberto Barroso para a vice-presidência conversam durante os cumprimentos - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A ministra e presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, será a primeira a votar pela descriminalização do aborto até a 12ª semana de gravidez nesta sexta-feira (22/09). Ela é a relatora do caso e se aposenta já na próxima semana, nas vésperas de seu aniversário de 75 anos.

O julgamento foi colocado em plenário virtual e pode ser analisado até 29 de setembro, mas não deve terminar antes da aposentadoria. A expectativa é que um dos ministros indicados por Jair Bolsonaro (PL) ao STF, Nunes Marques ou André Mendonça, peça vistas do processo, o que obrigaria a discussão no Plenário físico.

Weber colocou o julgamento na modalidade virtual justamente para poder votar num tema que considera prioridade. A ministra havia definido as suas metas de conclusão há uma semana: descriminalização da maconha, descriminalização do aborto, golpistas de 8 de Janeiro e justamente o Marco Temporal.

Destes, verá concluído apenas o Marco Temporal, que foi rejeitado por 9×2 ontem (21/09)no Supremo Tribunal Federal. Os votos a favor da tese que define o futuro de 303 terras indígenas no país.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?