metropoles.com

Ministros de Lula pedem que presidente deixe Elon Musk falar sozinho

Avaliação é que dono do X continuará a provocar STF e o presidente Lula

atualizado

Compartilhar notícia

IGO ESTRELA/METRÓPOLES @igoestrela
Lula acena positivamente para plateia no IFB do Sol Nascente - Metrópoles
1 de 1 Lula acena positivamente para plateia no IFB do Sol Nascente - Metrópoles - Foto: <p>IGO ESTRELA/METRÓPOLES<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-2"></div></div></p>

O presidente Lula (PT) foi aconselhado por ministros palacianos a deixar Elon Musk, dono da rede social X, falando sozinho. O conselho foi dado depois que o bilionário voltou a atacar o petista em seu perfil oficial. 

Musk escreveu que o Brasil passa por uma ditadura e que as leis do país estão sendo violadas. Também compartilhou uma postagem na qual o influenciador de direita Rodrigo Constantino conta que esta sendo “censurado” por uma série de tweets críticos ao “que se passa no Brasil”. O bilionário também compartilhou um post em que o jornalista Michael Shellenberger diz que Lula promove um regime de censura “tão severo quanto o de Cuba”.

A avaliação de ministros de Lula é que o nível das “críticas” de Elon Musk já ultrapassaram o limite do ridículo. Não há mais nível de discussão com quem compartilha inverdades sobre o Brasil, avaliam.

Lula deu indiretas a Musk, mas não citou o nome do bilionário. Na quarta (10/04), disse que o empresário nunca produziu “um pé de capim” no Brasil. “Se a gente vai permitir que o mundo viva a xenofobia do extremismo, que é o que está acontecendo: o crescimento do extremismo de extrema-direita, que se dá ao luxo de permitir que um empresário americano, que nunca produziu um pé de capim nesse país, ouse falar mal da Corte brasileira, dos ministros brasileiros e do povo brasileiro”, disse o presidente.

Para auxiliares de Lula, Musk quer capitalizar em cima das instituições brasileiras. Um exemplo disso é o número de impressões de um post em que chama o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes de “ditador”. Foram pelo menos 8,9 milhões de visualizações. 

Deixar o empresário falando sozinho será a mesma estratégia usada com o embaixador de Israel, Israel Katz. O diplomata voltou a atacar o presidente brasileiro na quinta-feira (11/04), depois um tempo em silêncio. Katz escreveu que Lula deveria ser censurado, já que o petista teria o hábito de “distorcer a verdade”.

“Se alguém deveria ser bloqueado ou censurado no X deveria ser você, Lula. Você tem o hábito de censurar e distorcer a verdade, então não é surpresa que esteja tentando censurar os outros”, escreveu.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?