metropoles.com

Deputada quer Exército atuante no resgate de animais domésticos no RS

Cerca de 3.500 animais já foram resgatados no Estado; 83 pessoas já morreram e outras 111 estão desaparecidas

atualizado

Compartilhar notícia

Ramiro Sanchez/Getty Images
Pessoas e animais são resgatadas em barcos após Inundação do rio Guaíba em Porto Alegre, Brasil - Metrópoles
1 de 1 Pessoas e animais são resgatadas em barcos após Inundação do rio Guaíba em Porto Alegre, Brasil - Metrópoles - Foto: Ramiro Sanchez/Getty Images

O ministro José Múcio (Defesa) foi instado a criar um plano emergencial com as Forças Armadas para o resgate de animais domésticos, silvestres e de criação de pecuária no Rio Grande do Sul

A deputada professora Luciene Cavalcante (PSol-SP) também pede que sejam instalados hospitais veterinários de campanha em áreas estratégicas do Estado para o cuidado dos animais. Oficialmente, pelo menos 3,5 mil animais já foram resgatados, mas o número deve ser maior.

A ONG Grupo de Resposta a Animais em Desastre (Grad Brasil) diz que, em apenas um dia, já resgatou mais de 100. Todos foram realocados nos municípios de Esteio e São Sebastiao do Caí, na região metropolitana de Porto Alegre. Outra ONG, a Campo Bom pra Cachorro, de Campo Bom, diz que já tem 200 animais retirados das águas por voluntários.

Professora Luciene também diz que é necessário um plano de assistência aos pecuaristas para resgatar e abrigar os animais de criação como suínos, bovinos, aves, entre outros.

No Estado, já morreram 85 pessoas e outras 134 estão desaparecidas, segundo os últimos dados da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Mais de 153 mil estão desabrigadas e pelo menos 1,1 milhão foram impactadas pelas fortes chuvas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?