metropoles.com

STF e STJ suspendem prazos de ações que envolvem o Rio Grande do Sul

A suspensão também vale para os processos oriundos de varas e tribunais sediados no Rio Grande do Sul

atualizado

Compartilhar notícia

IGO ESTRELA/Metrópoles @igoestrela
Plenário do STF, com os ministros do tribunal -- Metrópoles
1 de 1 Plenário do STF, com os ministros do tribunal -- Metrópoles - Foto: <p>IGO ESTRELA/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-2"></div></div></p>

O Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) anunciaram a suspensão dos prazos de ações que envolvem o estado ou os municípios do Rio Grande do Sul diante da situação de calamidade pública deixado pela chuva. A interrupção da contagem tem vigência de 2 a 10 de maio.

A suspensão também vale para os processos oriundos de varas e tribunais sediados no Rio Grande do Sul e aqueles cujas partes estejam representadas exclusivamente por advogados inscritos na seccional do Rio Grande do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS).

“Serão objeto de apreciação pelos respectivos relatores outras situações não enquadradas na presente suspensão, mas comprovadamente afetadas pela calamidade pública, nos termos da legislação processual”, destaca a decisão do presidente do STF, Luís Roberto Barroso.

A resolução do STJ nº 10/2024 segue o mesmo entendimento da Resolução nº 829, do STF. Os prazos processuais voltam a correr em 11 de maio.

As enchentes que atingem o estado do Rio Grande do Sul deixaram, até o momento, 83 mortos, com 111 desaparecidos e 276 feridos. A informação é do boletim da Defesa Civil do estado divulgado nesta segunda-feira (6/5).

São 850 mil pessoas afetadas pelas chuvas fortes em 345 municípios. São quase 122 mil desalojadas, e outras 19 mil estão em abrigos do governo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?