metropoles.com

Chuvas fortes: Lula discute a reconstrução do RS com ministros

Além de pensar em medidas emergenciais, ministros foram convocados por Lula para planejar a reconstrução do estado “quando for possível”

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert/Presidência da República
Imagem colorida de Lula sobrevoando Porto Alegre - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Lula sobrevoando Porto Alegre - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, na manhã desta segunda-feira (6/5), cinco ministros no Palácio do Planalto para planejar ações no Rio Grande do Sul, em meio às fortes chuvas no estado.

Segundo Lula explicou nas redes sociais, a reunião ocorreu para “discutir as ações de recuperação para o Rio Grande do Sul, assim como o que precisa ser feito para a reconstrução do estado quando for possível, com todas as pessoas resgatadas e quando a água estiver baixando”.

Estiveram presentes os ministros: Fernando Haddad, da Fazenda; Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento; Alexandre Padilha, das Relações Institucionais; Rui Costa, da Casa Civil; e Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União.

O chefe do Executivo também ressaltou a presença dos ministros Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social, e Waldez Goés, da Integração e Desenvolvimento, no Rio Grande do Sul.

Além disso, o petista destacou “todo o trabalho das Forças Armadas no resgate de milhares de pessoas nessa emergência no Rio Grande do Sul”.

Para o governo estadual, uma das prioridades será a reconstrução de estradas para facilitar os resgates e assistências. Dessa forma, houve liberação de R$ 118 milhões para isso.

As tempestades atingem mais de 300 cidades, com 83 pessoas mortas e 100 desaparecidas.

Anúncio de tarde

O ministro Rui Costa, da Casa Civil, adiantou que o presidente fará um anúncio de tarde relativo ao “caminho” a percorrer para determinar futuras medidas.

“Estamos tratando de novas medidas que serão anunciadas ainda no dia de hoje buscando alcançar, acolher, principalmente com foco no acolhimento, no resgate das pessoas. Daqui a alguns dias, com o baixar das águas, com fé em Deus e expectativa de que elas baixem o mais rápido possível, vamos entrar na segunda etapa, de reconstrução”, reforçou, em evento no Palácio do Planalto.

Após a reunião ministerial, o titular da Fazenda, Fernando Haddad, por sua vez, se limitou a dizer que os ministérios levaram os cenários ao presidente Lula e o anúncio será feito pela Presidência.

Já no início da tarde, em uma rede social, a ministra Simone Tebet, do Planejamento, disse que será proposta medida, sem necessidade de mudança constitucional ou legal, para que as ações necessárias sejam “compatíveis com regras fiscais vigentes e continuem a permitir atendimento imediato aos gaúchos”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?