metropoles.com

Lula no RS: “É preciso que a gente pare de correr atrás da desgraça”

Em visita a Porto Alegre, o presidente Lula pediu a elaboração de um plano de prevenção a desastres climáticos, como o que atinge o RS

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert/Presidência da República
Imagem colorida de Lula sobrevoando Porto Alegre - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Lula sobrevoando Porto Alegre - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a elaboração de um plano de prevenção a acidentes climáticos, como o que afeta o Rio Grande do Sul. O titular do Planalto está em Porto Alegre para acompanhar as ações do governo federal na região.

“É preciso que a gente pare de correr atrás da desgraça. É preciso que a gente veja com antecedência o que pode acontecer de desgraça para poder combater”, afirmou o chefe do Executivo em uma declaração à imprensa, neste domingo (5/5).

O Rio Grande do Sul enfrenta uma catástrofe devido às fortes chuvas que atingem o estado. Até as 12h deste domingo (5/5), foram registradas 75 mortes. A tragédia já afeta 334 municípios e um total de 780.725 pessoas. São 103 desaparecidos e 155 feridos. Segundo a Defesa Civil, há ainda 88.019 desalojados.

O presidente Lula chegou ao RS na manhã deste domingo, acompanhado dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); do vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin; e uma comitiva de ministros. Também integram o grupo o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, e o comandante do Exército, general Tomás Paiva.

A comitiva sobrevoou regiões afetadas pelas enchentes e se reuniu com o governador do estado, Eduardo Leite.

Lira e Pacheco se comprometeram a discutir, durante a semana, medidas para agilizar o socorro ao Rio Grande do Sul. A ideia é adotar algo semelhante à proposta de emenda à constituição do “orçamento de guerra”, aprovada durante a pandemia de Covid-19.

A medida, de caráter excepcional, flexibilizou regras para gastos públicos no combate à emergência. “A resposta será dura e efetiva como foi na pandemia”, disse Lira.

Lula também colocou ministros à disposição para a reconstrução do estado. Ele prometeu ajuda para recuperar rodovias, casas e outras serviços de infraestrutura.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?