metropoles.com

Com segundo semestre “iniciado”, Centrão volta à atenção para anistia

Entrada de Republicanos e PP no governo define antiga pauta na Câmara dos Deputados; foco também na reforma administrativa de Lira

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, sorri durante coletiva - Metrópoles
1 de 1 Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, sorri durante coletiva - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Deputados do PP e do Republicanos brincam que a entrada de André Fufuca (Esportes) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) no governo marca o “início” do segundo semestre na Câmara. Oficialmente, congressistas voltaram do recesso em 1º de agosto, mas as oficializações “definem” a troca de pauta na Casa Baixa. Saem os interesses do governo, entram os do Centrão.

O principal foco deste “segundo semestre” é a proposta que anistia partidos que descumpriram cotas de recursos para mulheres e negros nas eleições de 2022. Praticamente todos os partidos falharam nisto no ano passado. O texto será apresentado à comissão especial já nesta semana e deve ir para o Plenário com muita pressa. 

O outro tema é a reforma administrativa, forçada por Arthur Lira (PP-AL). O governo tenta colocar o assunto em banho-maria, mas a insistência do presidente da Câmara forçará uma discussão ainda neste ano.

O governo tenta mudar o texto ou enviar um alternativo. A PEC 32/20 é de autoria da gestão de Jair Bolsonaro (PL) e atinge apenas servidores do governo federal e Congresso, ignorando os do Judiciário e Forças Armadas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?