metropoles.com

Além do Porto de Santos, Republicanos quis ministério por outro motivo

Ministro Silvio Costa Filho poderá nomear 13 novos conselheiros na Infraero

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Silvio Costa Filho fala em uma palestra
1 de 1 Silvio Costa Filho fala em uma palestra - Foto: Divulgação

O Republicanos teve dois grandes motivos para insistir no Ministério dos Portos e Aeroportos, cedido na última quarta-feira (06/09) a Silvio Costa Filho. O primeiro deles é a óbvia investida pela privatização do Porto de Santos. O outro é o comando da Infraero, empresa controladora dos aeroportos brasileiros. 

Agora ministro, Costa Filho poderá indicar 13 conselheiros para a equipe que monitora os aeroportos cedidos à iniciativa privada. As vagas são divididas entre os conselhos administrativos e fiscais dos seguintes aeroportos:

  • duas no aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília;
  • duas no aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas;
  • quatro no aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte e;
  • cinco vagas no aeroporto internacional de Guarulhos.

Os salários são negociados por jetom, que é uma remuneração por participação em reuniões do conselho. Os valores podem chegar até a R$ 15 mil por encontro.

O ex-ministro Márcio França já havia nomeado oito conselheiros nos aeroportos, conforme noticiou a Folha de S.Paulo. Todos são ligados ao PSB e vão ficar por dois anos nos cargos. O presidente Lula (PT) também pode encurtar os mandatos, mas não deve fazer isso.

Mesmo com o controle de Portos e Aeroportos, Costa Filho terá dificuldade em privatizar os seus ativos. Não é o desejo de Lula a privatização do terminal de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, por exemplo, nem de mais pistas em São Paulo. Mas a situação do Porto de Santos é diferente.

No litoral paulista, o desejo do governador carioca Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) é conseguir nomear o próximo presidente Autoridade Portuária de Santos e facilitar o processo de privatização do Porto. 

Tarcísio e Costa Filho também estão de olho no dinheiro do Novo PAC para a obra do túnel Guarujá-Santos. O presidente Lula ainda não se decidiu, mas deve remanejar a gestão do dinheiro para a Casa Civil, de Rui Costa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?