metropoles.com

Porto de Santos: Tarcísio vê sinais do governo Lula pró-privatização

Em entrevista, Tarcísio disse ver gestos do governo Lula favoráveis à proposta de privatização do Porto de Santos defendida por São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Governo do Estado de São Pauo/Divulgação
Tarcísio de Freita
1 de 1 Tarcísio de Freita - Foto: Governo do Estado de São Pauo/Divulgação

São Paulo – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse nesta segunda-feira (10/4), durante balanço de seus 100 primeiros dias de mandato, que vê gestos favoráveis do governo federal à proposta de privatização do Porto de Santos, defendida por ele.

Tarcísio afirmou que Brasília tem mantido os canais de diálogo abertos à proposta e que o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem dado “sinais” favoráveis ao tema.

“Basta ver o seguinte: naqueles atos do governo em que algumas empresas foram retiradas do rol de privatizações, o Porto de Santos foi mantido. É uma sinalização de portas abertas”, disse.

Na última quinta (6), Lula retirou sete empresas do Programa Nacional de Desestatização (PND) e três do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), como os Correios e a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

O governador defendeu a proposta de privatização do porto afirmando que, com a gestão privada dos terminais, a região teria mais investimentos e as cidades da Baixada Santista teriam mais ofertas de emprego.

Tarcísio afirmou ainda que São Paulo desenvolve um projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para a construção de uma passagem seca entre Santos e Guarujá – promessa feita por governantes há décadas.

Na reunião, o governador anunciou a contratação de estudos para a concessão das linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanas (CPTM).

A consultoria será feita pela International Finance Corporation (IFC), mesma entidade contratada pelo governo para avaliar a privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?