metropoles.com

Tarcísio anuncia estudo para concessão de todas as linhas da CPTM

Governador Tarcísio de Freitas anunciou a contratação de estudo de viabilidade para a concessão de linhas da CPTM e nova linha 14-Ônix

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
Tarcísio de Freitas
1 de 1 Tarcísio de Freitas - Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

São Paulo – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou a contratação de estudos para verificar a viabilidade de concessão à iniciativa privada das linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira, 13-Jade e da futura linha 14-Ônix da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

O anúncio foi feito durante reunião na manhã desta segunda-feira (10/4) de todo o secretariado do governo paulista, aberta à imprensa, para marcar os 100 primeiros dias de mandato de Tarcísio.

Como já há um edital para a concessão da Linha 7-Rubi, em conjunto com a construção de um trem intercidades até Campinas. As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda são operadas pela iniciativa privada.

Caso essa nova operação vá em frente,  o governador vai repassar todas as linhas da CPTM, empresa estatal, para a iniciativa privada.

“O estudo para a concessão das linhas remanescentes da CPTM é um passo importante”, disse o governador. “O compromisso nosso é ter um transporte público de qualidade”, completou.

O edital da Linha 7-Rubi, elaborado pela gestão anterior, de Rodrigo Garcia (PSDB), foi lançado há duas semanas. A concessão das linhas 8 e 9 são de responsabilidade da concessionária ViaMobilidade, do Grupo CCR, desde janeiro do ano passado.

O anúncio se dá em meio a um conflito entre o governo e o Ministério Público de São Paulo (MPSP). Desde que a ViaMobilidade assumiu a operação das duas linhas, houve registro de 10 descarrilamentos de trens da empresa. O MPSP sustenta que a ViaMobilidade não tem capacidade de operar as linhas e deve ingressar, nesta semana, com uma ação na Justiça pedindo a revogação do contrato de concessão.

Tarcísio, porém, vem afirmando que a empresa tem um plano de investimentos de longo prazo capaz de sanar os problemas.

A futura Linha 14-Ônix, cujo desenho vem sendo feito por técnicos do governo há pelo menos cinco anos, ligaria a cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, a Santo André, no ABC, passando pela zona leste da capital.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?