metropoles.com

Em meio a falhas, Tarcísio lança concessão da Linha 7-Rubi da CPTM

Tarcísio vai repassar a linha da CPTM para a iniciativa privada em projeto que inclui a construção de um trem entre São Paulo e Campinas

atualizado

Compartilhar notícia

Governo do Estado de São Paulo
Imagem colorida mostra Tarcísio de Freitas
1 de 1 Imagem colorida mostra Tarcísio de Freitas - Foto: Governo do Estado de São Paulo

São Paulo – Com a concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda questionada pelo Ministério Público São Paulo (MPSP) e em um dia de falhas operacionais que causam novos transtornos aos passageiros, a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) publicou nesta sexta-feira (31/3) o edital da concessão da Linha 7-Rubi, a mais antiga da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

O projeto inclui também a construção de um trem entre Campinas e a capital paulista.

A concessão será pelo prazo de 30 anos, pelo modelo de Parceria Público Privada (PPP), o que significa que depois que a nova empresa assumir ela ainda vai receber pagamentos no governo.

O governo Tarcísio prevê que o estado invista R$ 13,7 bilhões no projeto, segundo o edital – valor equivalente ao da construção de uma linha nova. Levará o contrato a empresa que oferecer o menor desconto em relação a este preço no dia do leilão, marcado para 28 de novembro, às 15h.

Serviços ofertados

A Linha 7 vai da Estação Brás à cidade de Jundiaí, na Grande São Paulo, sendo usada especialmente por moradores de Franco da Rocha, Francisco Morato e Caieiras para chegar à capital. A linha registra cerca de 5,5 milhões de usuários por mês.

A concessão prevê a operação de três serviços diferentes: a Linha 7, o Trem Intermetropolitano (TIM) e o Trem Intercidades (TIC).

“O TIM seguirá do município de Jundiaí com paradas nas estações em Louveira, Vinhedo e Valinhos. E o Trem Intercidades (TIC), opção expressa, com percurso total de 96 Km que terá duração de aproximadamente 1h entre a capital e Campinas”, informa o governo, por nota.

“A tarifa da linha 7 não será alterada, seguindo a política tarifária do estado. Já as passagens para o trem expresso (TIC) custarão em torno de R$64,00”, ainda de acordo com o governo.

Concessão

A concessão da Linha 7 é o primeiro projeto de desestatização publicado por Tarcísio, que foi eleito com uma plataforma de privatizações de empresas paulistas. Ele realizou, no começo do mês, o leilão de concessão do trecho norte do Rodoanel, mas como a etapa final de um processo de concessão desenhado por seu antecessor, Rodrigo Garcia (PSDB). Um fundo de investimentos foi o vencedor.

Tarcísio já anunciou também a privatização da Empresa Metropolitana de Água e Energia (Emae), responsável pela Usina Hidrelétrica Henry Borden, na Serra do Mar; e pela Represa Billings, na capital, mas o Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendeu nesta semana a contratação da consultora que daria o ponta-pé no processo, após contestação da oposição.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPolítica

Você quer ficar por dentro das notícias de política e receber notificações em tempo real?