metropoles.com

Brasil foi informado sobre manobras militares dos EUA na Guiana

Lula teme que presença americana cause escalada nas tensões na região

atualizado

Compartilhar notícia

Buda Mendes/Getty Images
Presidente Lula, durante cúpula do Mercosul, defendeu a paz entre Venezuela e Guiana, com escalada de tensão na região de Essequibo
1 de 1 Presidente Lula, durante cúpula do Mercosul, defendeu a paz entre Venezuela e Guiana, com escalada de tensão na região de Essequibo - Foto: Buda Mendes/Getty Images

O Brasil recebeu, na manhã de quinta-feira (7/12), telegrama diplomático da Guiana avisando sobre os exercícios militares realizados em conjunto com os Estados Unidos. O comunicado foi recebido horas antes de aviões americanos e guianeses sobrevoarem o mar de Georgetown, capital da Guiana. Naquele momento, o presidente Lula (PT) estava em cúpula dos chefes de Estado do Mercosul, no Rio de Janeiro.

Segundo as embaixadas dos EUA e da Guiana no Brasil, os exercícios militares são uma rotina de treinamento que ambos os países realizam desde 2022, quando fecharam parceria militar.

Fontes no Itamaraty dizem, no entanto, acreditar que o aviso incomum ao Brasil indica que a ação não tem nada de rotina. A presença americana é vista com temor pelo governo, que  teme escalada nas tensões por causa desses exercícios militares. 

Ontem, Lula afirmou que o Brasil está disposto a mediar a situação de Essequibo antes que evolua para um conflito. Conforme antecipado pelo blog, o presidente já havia consultado o Itamaraty sobre a possível mediação de uma conversa entre o chefe de Estado venezuelano, Nicolás Maduro, e o mandatário guianense, Irfaan Ali.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?