metropoles.com

Big techs querem reforçar diálogo com deputados após caso “Choquei”

Influenciador Whindersson Nunes pede lei e Orlando Silva vê novo clima na Câmara para PL das Fake News

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Facebook
1 de 1 Facebook - Foto: Divulgação

Representantes da Meta (que controla Instagram e Facebook) preparam uma ofensiva contra o Projeto de Lei das Fake News. A discussão sobre regulamentar as redes sociais voltou à tona depois da morte de Jéssica Vitória, exposta pelo perfil do X “Choquei”.

A conta de 6,8 milhões de seguidores divulgou uma fake news sobre um suposto relacionamento entre a jovem e o influenciador Whindersson Nunes. Ela se matou depois da exposição indevida. O influenciador, então, divulgou um vídeo em que pede a “Lei Jéssica Vitória”, que regula as redes sociais. 

A discussão animou o relator do PL 2630, o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP). Ele considera que a Câmara dos Deputados está mais madura para discutir o texto, se comparada à época que o projeto foi congelado.

Agora, as big techs preparam para entrar em campo novamente para lutar contra a regulamentação. O problema (para elas) é que o governo vai patrocinar politicamente o projeto. O presidente Lula (PT) pediu ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que dê prioridade ao PL 2630 no decorrer do ano que vem. A ideia de Lula é sancionar o projeto até o período eleitoral, em agosto de 2024.

Lula quer fazer com que o texto tramite na esteira da invasão da conta de Janja da Silva no X. A primeira-dama seria um símbolo da necessidade de legislação sobre as redes sociais.

Os deputados começarão a ser procurados por representantes da Meta já na virada do ano. Os lobistas já se reuniram com Orlando Silva e até mesmo com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?