Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Foto de Blog do Noblat
Coluna Blog do Noblat
Blog do Noblat - 22 anos

Ato final de Lula em 2023 será vetar cronograma de emendas

Congresso tenta empurrar calendário para o pagamento de quase R$ 50 bilhões

15/12/2023 10:00
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Presidente Lula assina documento durante evento - Metrópoles

O presidente Lula (PT) já avisou aos líderes do governo no Congresso Nacional que vai vetar o cronograma de pagamento de emendas parlamentares se ele for aprovado na casa. A Comissão Mista de Orçamento aprovou na quarta (13/12) o dispositivo que obriga o governo a pagar quase R$ 50 bilhões em emendas em 2024.

Por definir os prazos de empenho e pagamento de emendas, o Planalto avalia que o governo perde poder de barganha. As negociações para votações importantes na Câmara e no Senado ficariam muito prejudicadas.

O calendário será votado na última sessão do Congresso Nacional, em 21 de dezembro —um dia antes do início do recesso parlamentar. Ele faz parte da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).

Receba no seu email as notícias de Blog do Noblat

Frequência de envio: Livre

Ver todas as newsletters