metropoles.com

Quatro alimentos que causam ou pioram a acne

Alimentos derivados do leite ou com muito açúcar agravam esse conhecido problema de pele

atualizado

Compartilhar notícia

Alto Astral
Mulher removendo acne
1 de 1 Mulher removendo acne - Foto: Alto Astral

Cuidar da pele é um ritual que faz parte da saúde. No entanto, skincare não se trata apenas do que você passa no rosto. Também é sobre o que você coloca em seu corpo. A acne, por exemplo, pode ser desencadeada pela dieta. Se você não controlar a ingestão de laticínios e carboidratos, ela provavelmente ficará fora de controle.

Alimentos processados, pão branco e itens ricos em açúcar podem aumentar consideravelmente essas erupções cutâneas. Outro fator que pode colaborar são alergias. Para isso, uma investigação médica se faz necessária.

Segue uma lista com quatro alimentos que, comprovadamente, podem aumentar o aparecimento de acne:

1. Laticínios
Produtos feitos com leite de vaca podem causar espinhas. O motivo seria a relação com o conteúdo hormonal presente nesses compostos. Uma hipótese apontada é a de que grande parte do leite comercializado tenha como origem vacas grávidas, algumas delas recebendo hormônios de crescimento. Esses níveis hormonais podem desempenhar um papel no excesso de produção de sebo, promovendo acne.

Além do mais, 68% de indivíduos no mundo são intolerantes à lactose (fonte: https://www.niddk.nih.gov/health-information/digestive-diseases/lactose-intolerance/definition-facts). De acordo com um estudo publicado em 2010, intolerâncias e alergias alimentares podem se manifestar como inflamação e acne. Fonte: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20920818/

2. Bebidas açucaradas e fast food

O alto teor de açúcar em bebidas como refrigerantes e outros alimentos processados, além dos fast-foods, promove um pico de glicemia, ou seja, concentração de açúcar no sangue, criando resposta hormonal à acne.

3. Pão branco
O pão branco, se consumido de forma isolada, sem adição de fibras ou outros alimentos que façam um controle da glicemia, pode causar acne por ter um alto índice glicêmico, liberando muito açúcar na corrente sanguínea. Esse aumento repentino do açúcar no sangue influencia nas glândulas sebáceas, com maior produção de sebo e, consecutivamente, mais acne.

4. Whey protein
Se consumida em excesso, a proteína do soro do leite, conhecida como whey protein, pode desencadear acne pelo seu potencial em relação à glicemia. Se derivados do leite podem desencadear espinhas, infelizmente com o whey não é diferente. Porém, isso não se trata de uma regra.

O potencial do whey em causar acne pode ser maior ou menor, a depender da quantidade de laticínios que o indivíduo ingere. Uma sugestão é substituir a fonte de proteína em questão por tipos vegetais.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?