Engorda? Descubra a melhor opção de queijo se você quer emagrecer

No quesito emagrecimento, não podemos generalizar, já que existem diversas opções disponíveis no mercado

atualizado 04/10/2022 11:58

Copo de café com queijos Reprodução

Por estar presente em alimentos que não costumam constar na dieta, a exemplo de pizza, hambúrguer e lasanha, muitos encaram o queijo como inimigo da perda de peso e da vida saudável. Mas, será que essa é uma verdade absoluta? Descubra!

Na realidade, os queijos contêm bons nutrientes para a saúde, como cálcio, vitaminas do complexo B, proteínas e carboidratos. O alimento ainda pode ser aliado da saciedade e da saúde intestinal.

No quesito emagrecimento, não podemos generalizar, já que existem diversas opções disponíveis no mercado. Enquanto algumas têm 50 calorias em 50 g; outras podem chegar a 200 calorias na mesma quantidade.

Para aprender melhor como encaixar o queijo na dieta, é necessário entender que nenhum deles precisa ser proibido. Os queijos amarelos, porém, apresentam maior teor de gordura, logo, serão mais calóricos, devendo ser consumidos em menor quantidade.

Enquanto isso, os queijos brancos contêm mais carboidratos, sendo os mais magros, como cottage, minas frescal e ricota. Esse tipo tende a ter densidade calórica inferior aos amarelos.

Queijo coalho

Considerando essa característica, optar por queijos brancos te permite comer maior quantidade sem extravasar tanto nas calorias, diferentemente dos amarelos, como muçarela, prato, coalho e parmesão, bem mais calóricos.

Uma vantagem dos queijos amarelos seria em relação ao menor teor de lactose, já que eles contêm mais gordura.

Equilibrando a ingestão de acordo com o seu objetivo, é possível consumir o seu queijinho em paz.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Mais lidas
Últimas notícias