Medo de avião? Veja oito dicas para se acalmar durante o voo

De aplicativo de relacionamento a podcast, confira sugestões para passar o tempo dentro do avião

atualizado 10/12/2019 18:29

GETTYIMAGES

Seja para voos nacionais, seja para destinos internacionais, andar de avião pode ser algo natural ou gerar pânico em muitas pessoas. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) revelou que 40% dos brasileiros que usam o meio de transporte ainda sentem medo.

Segundo a revista Condé Nast Traveller, a chance de morrer em acidente aéreo é de uma em oito milhões. É mais fácil perder a vida em um acidente de carro (ou mesmo os domésticos) do que em uma queda de avião. Ainda assim, muita gente trava no momento de embarcar.

Para esse medo não paralisar seus sonhos de conhecer lugares incríveis, o Metrópoles listou oito dicas simples para ajudar a diminuir a ansiedade durante o voo.

Confira:  

1. Ler 

O livro é um bom companheiro de viagens em voos longos. Invista em histórias fáceis e divertidas. Curtir uma leitura que te envolve 100% no texto faz o tempo, literalmente, voar. Se não curtir obras com muitas páginas, opte por uma revista ou mesmo um gibi.

2. Ouça música ou podcast 

A maioria das companhias aéreas libera o uso de aparelhos eletrônicos, exceto durante o pouso e a decolagem. Assim, na maior parte do voo, faça uma playlist especial com suas músicas preferidas. É possível, também, aproveitar o tempo ouvindo podcasts sobre os mais variados temas.

3. Montar o roteiro da viagem 

Uma outra dica para se distrair durante o voo é planejar o que irá fazer na viagem. Tenha um bom guia do destino em mãos e organize seu roteiro de acordo com as suas preferências.

4. Dormir

Uma almofada de pescoço e uma máscara para os olhos é um bom investimento aos viajantes que optam por dormir. Além de serem práticos, já que dá para carregá-los para todos os lugares.

5. Limpar as fotos 

Os rolos de fotos do celular estão sempre cheios e o tempo para limpar é escasso. Utilize o momento offline no avião deletando imagens antigas e dando espaço para fotos da viagem.

6. Escreva 

Para quem gosta de escrever, essa é uma boa dica. Vale escrever as expectativas em relação à trip e, depois, verificar se a realidade correspondeu ao esperado. É um ótimo jeito de guardar memórias de uma viagem.

7. Jogos e passatempos 

Tradicionais revistinhas de passatempos – como palavras cruzadas, caça-palavras e sudoku – são opções práticas e econômicas. Os livros com desenhos para colorir são uma variação dessas atividades e servem para todas as idades.

8. Tinder do céu 
O Airdates, primeiro aplicativo de encontros em voos, é uma ótima e útil distração. É possível começar a avaliar os pretendentes antes mesmo de embarcar e continuar a paquera após chegar ao destino. O aplicativo é gratuito e funciona em modo avião.

Últimas notícias