*

Não lembra quando foi a última vez que descansou durante a noite? A chave para um excelente sono pode ser apenas um cobertor. A ideia parece simples, mas a proposta dos “Weighted Blankets” (algo como cobertores com pesos, em tradução livre) é baseada em terapias de conforto e ajuda, ideal para quem sofre com ansiedade, estresse, insônia e autismo.

Esses cobertores especiais são revestidos com pellets de plástico – parecidos com aquelas bolinhas que vêm em sachês dentro de bolsas – e o corpo do consumidor dita o quão pesada será a peça. Para adultos, o produto deve ter entre 5% a 10% do peso corporal, e para crianças, a recomendação é um item equivalente a 10% da massa dela.

O peso extra ajuda na hora do sono, empurrando o corpo para baixo e simulando a pressão de um toque humano, técnicas usadas para relaxar e reduzir níveis de estresse e ansiedade. “A pressão no corpo ajuda todas as crianças, particularmente as com autismo e transtorno de processamento sensorial”, revelou Keith Zivalich, fundador da marca Magic Blanket (cobertor mágico, em tradução livre), à Forbes.

O americano explica que o peso a mais induz o cérebro a liberar neurotransmissores como serotonina e dopamina, responsáveis pela melhora de humor e sensação de calma. Nos Estados Unidos, existem várias lojas especializadas no produto, e pesquisas sobre os benefícios aprovam o sucesso.

Eficácia
A revista Journal of Alternative and Complementary Medicine publicou um estudo sobre o impacto dos cobertores com peso no sono de 32 participantes adultos. Como resultado, 63% tiveram níveis de ansiedade reduzidos e 78% preferiram os cobertores como terapia para relaxar. O produto pode ser usado sozinho ou auxiliar em tratamento de alguns transtornos mentais.

As conclusões da pesquisa veiculada pelo National Center for Biotechnology Information foram parecidas. Os níveis de cortisol abaixaram de forma significativa durante o dia e enquanto os participantes dormiam. Além disso, sintomas como disfunção do sono, dores e estresse diminuíram ou desapareceram.