Como fica a situação dos filhos de Harry e Meghan fora da realeza?

A desistência dos cargos de alto escalão da realeza também afeta a prole do casal

atualizado 22/02/2021 18:27

Meghan Markle e Harry com o filho ArchiePool/Getty Images

O anúncio de que Harry e Meghan Markle estão oficialmente desligados dos cargos do alto escalão da realeza britânica, nesta sexta-feira (19/2), gerou novas dúvidas sobre a situação dos filhos do casal. Archie e o futuro bebê ocupam o sétimo e oitavo lugar na linha de sucessão ao trono, respectivamente, mas não têm títulos reais.

O duque e duquesa de Sussex optaram por não dar uma nomeação da realeza ao herdeiro mais velho, para que ele tivesse a oportunidade de viver fora dos holofotes. O mesmo deve se repetir com o caçula.

De acordo com a historiadora Marlene Koenig, a ação indica justamente que não é uma prioridade que os filhos do casal sigam o caminho da realeza. “Sem o peso de um título, e nenhum papel real a desempenhar, Archie terá uma vida menos restrita, embora com dinheiro e conexões familiares, e com mais oportunidades fora do círculo real”, relatou ao The Sun.

Apesar da decisão, Archie segue como candidato ao trono e herdeiro de todos as nomeações do pai, incluindo o título de duque de Sussex. Quando o príncipe Charles for coroado, o primogênito de Harry se tornará automaticamente um príncipe, mesmo não querendo. Isso porque, sem o pai na corrida pela coroa, ele se torna o sexto na linha de sucessão. Sem o avô, passa a ser o quinto.

0

Até completar 18 anos, ele seguirá com o pronome de alteza real. Com a maioridade completa, poderá fazer como os pais e renunciar. O mesmo se aplica ao irmão ou irmã mais nova.

A proximidade ao trono também pode interferir na vida pessoal de Archie. Segundo a historiadora, se ele desejar se casar antes dos filhos de William, terá que pedir permissão à rainha. A norma é estabelecida pela legislação da coroa, conforme disse ao Express.co.uk o especialista constitucional britânico Iain MacMarthanne.

“Pode-se antecipar que o filho do duque e da duquesa de Sussex, caso se case, terá que pedir a permissão do soberano, a menos que um de seus três primos se case e tenha filhos primeiro, já que ele será o sexto na linha quando seu avô for rei”, salientou.

Últimas notícias