*
 

Se engana quem acha que levantar peso é prejudicial para o coração. Segundo estudo publicado pela revista Medicine & Science in Sports & Exercise, mesmo um treinamento leve com halteres consegue diminuir o risco de ataque cardíaco ou derrame. O benefício pode ser adquirido independentemente de exercícios aeróbicos frequentes estarem presentes na rotina.

A pesquisa foi baseada em um acervo de dados de saúde coletados pela Cooper Clinic, em Dallas, onde há um detalhado registro sobre a rotina de exercícios e o histórico médico de um grande número de mulheres e homens. Os indivíduos foram classificados de acordo com as atividades de resistência. Os dados foram cruzados com informações referentes a ataques cardíacos, derrames e mortes durante os 11 anos ou mais após a última visita clínica de cada participante.

O resultado foi o seguinte: o risco de sofrer esses eventos foi cerca de 50% menor para aqueles que levantavam pesos ocasionalmente em comparação com os indivíduos que nunca o fizeram.

De acordo, com o professor associado de cinesiologia da Universidade Estatal de Iowa e coautor do estudo Duck-chul Lee, foram encontrados benefícios numerosos para o coração, associados a uma quantidade muito pequena de exercícios resistidos. Ele e seus colegas, no entanto, desconhecem os detalhes de quais atividades as pessoas estavam fazendo, quantas repetições e em que nível de resistência. O docente afirma estar no estágio inicial de um amplo estudo para explorar alguns desses fatores.